Comunidade IMENSIS - Índice
RegistarPesquisarFAQEntrar
Responder a Mensagem Página 1 de 1
Praça André Matsangaísse
Autor Mensagem
Responder com Citação
Mensagem Praça André Matsangaísse 
Atribuição de nome de fundador da RENAMO a praça na Beira gera polémica
2007/06/08

A atribuição do nome de um fundador do antigo movimento rebelde moçambicano RENAMO a uma praça na Beira, segunda maior cidade do país, está a gerar polémica no município, dirigido pelo agora maior partido da oposição.

Trata-se da primeira vez que a toponímia de uma das principais cidades nacionais ostenta o nome de uma figura do principal partido da oposição: André Matsangaíssa.

A decisão de baptizar uma das principais praças da cidade com o nome de André Matsangaíssa, tomada em reunião da Assembleia Municipal, desagradou, à bancada minoritária da FRELIMO, que votou contra a proposta e acusou o órgão municipal de exorbitar as suas competências.

A RENAMO, que detém a maioria dos assentos na Assembleia Municipal, justificou que a aprovação do nome de Matsangaíssa para a praça, que constava no Registo Predial apenas com um número, resultou de um abaixo-assinado de 245 munícipes.

Para ler alguns comentários:
http://www.imensis.co.mz/news/anmviewer.asp?a=9063

Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
Responder com Citação
Mensagem praça andre matsangaiça 
Força Devis,

acho que ja e tempo de termos ruas, avenidas, praças, estatuas, etc com os nomes de uria simango, celina simango, silverio nhungu, adelino guambe,francisco masquil, dom jaime gonçalves,carlos cardoso,etc

Bem ajam

Responder com Citação
Mensagem Re: praça andre matsangaiça 
parapato escreveu:
Força Devis,

acho que ja e tempo de termos ruas, avenidas, praças, estatuas, etc com os nomes de uria simango, celina simango, silverio nhungu, adelino guambe,francisco masquil, dom jaime gonçalves,carlos cardoso,etc

Bem ajam

Creio que a sua lista precisaria de uma explicacão. Mistura nomes de heróis (não interessa de kem mas são Mocambicanos) com nomes de alguns cidadãos que me parece que mais não fizeram do que dedicarem-se a si próprios...não vou citar nomes!

Responder com Citação
Mensagem Re: praça andre matsangaiça 
Likalogwa Ndhindhi escreveu:
parapato escreveu:
Força Devis,

Bem ajam

Creio que a sua lista precisaria de uma explicacão. Mistura nomes de heróis (não interessa de kem mas são Mocambicanos) com nomes de alguns cidadãos que me parece que mais não fizeram do que dedicarem-se a si próprios...não vou citar nomes!

Porque diz que "não vou citar nomes!"? Então o parapato é mais corajoso que Vç! disseste a k a lista dele precisaria de uma explicaçao, contudo nao apontas claramente, em que deve consistir essa explicacao e que nomes tu duvidas e que carrecem de mais aprofundamente. Em fim, as vez esbaramo-nos com intervencoes desconexas, neste forum que maogam a nossa inteligencia!!!!!!

Responder com Citação
Caro Amigos:

Deixem a democracia reinar! Deixem a democracia reinar nas montanhas de Anchilo, deixem a democracia reinar. Deixem a democracia reinar nas montanhas de Gondola e conrongosa, deixem a democracia reinar. deixem a democracia reinar nas montanhas de maputo, deixem a democracia reinar. Deixem a democracia reinar nas aguas das praias de Nacala e Angoche, deixem a democracia reinar.

Deixem a democraciar reinar em Mocambique porque o tempo ja chegou e as verdades que a muito passaram a serem escondidas sairao a luz de todos no's.

Lazao Nkavandame sera' um dia reconhecido como heroi.
Padre Kuenjere sera' um dia reconhecdo como heroi.
samuel kamcomba sera' um dia reconhecido como heroi
Uria Simango sera' um dia reconhecido como heroi.
Filipe Magaia sera' um dia reconhecido como heroi.

Deixem a democracia a reinar!

Responder com Citação
Isso, trata-se de um atraso psicologico e politico. Na medida em que alquem vai considerando um groupo ser atrasado ou burro que o groupo a qual ele pertence, implicara' que o tal alquem e' o mais atrasado do que ele pensa. Qualquer povo que pede a implementacao duma justica ao governo injusto, esse povo sempre sera' visto de Burro. E se formos a ver e analizar a verdade, os burros sao aqueles que nao gostam que os outros tenham os mesmos direitos que eles tem.

Agora, so falta pouco para os makondes serem chamado burros porque eles tambem um dia terao uma rua chamada "Rua Lazaro Nkavandame".

Burro e' aquele que nao quer que os outros se desenvolvam em democracia, liberdade politica e tudo mais. Burro e' aquele que nao respeita a cultura, lingua , relegiao dos outros. Burro e' aquele que se acha melhor e considera os outros serem preincipalmente demasiados burros.

Burro e' aquele que fala sem se basear na lei de ouro.

Responder com Citação
Mensagem  
Xiveve escreveu:
Fartei-me de rir com essa de cagar na praça, a tal que se poderia também chamar Kaulza de Arriaga. Mas não é justo pensar que a Beira tem percentagem de atrazados superior a outro lado. O problema das regiões é delicado, é melhor remuer-se o matope com cuidado.

Um grupo de indivíduos sem jeito nem educacão, deve ser. Aquele grupo de guardas de M'telela

Responder com Citação
Mensagem Praça Andre Matsangaissa 
Beira meus senhores é hoje simbolo de liberdade.muita gente sofre caladamas com inveja do municipio da Beira dixem os beirences decidirem o seu futuro.tambem em democracia o voto da maioria é ke manda. temos visto isto na chamada "casa do povo" força beira força Devis UANGUISSANE BEIRA

Responder com Citação
Mensagem praca 
Meus irmaos hoje quero vos falar a verdade.
Nao é justo chamar na beira chamar praca matsanga.... se vamos todos analizar quantas mortes surgiram por causa da guerra e em ligacao com o nome do matsanga... para muitos que perderam familia, amigos, conhecidos.... de forma alguma a praca tem bom resultado. em cada momento que alguém fala da praca vem de novo com a dor. Muitos falam de liberdade e democracia penso que eles nao sabem oque é liberdade e democracia. niguem no mundo tem liberdade se alguem diz voce te liberdade esse é mentiroso. democracia nem digo. o que é democracia? é se esconder atrás dos outros que tem dinheiro e dizer isso mesmo... isso mesmo.... pensa voce que é democratico subir os precos.... num povo de fome? acha que é liberdade quando na rua pergunta alguém no BI sem ter causado mal a ningue´m? O que eu sei é que para dar nome a uma praca tem de a maioria do povo mocambicano dizer sim... porque nós tdos somos mocambicanos. por isso que em muitos paises onde eu estive existem pracas e estradas com o mesmo nme em muitas cidades do pais. agora essa vossa praca so quem na beira? em tete nao ... maputo, gaza, nampula... isso é feio existe heroi para todos nao para alguns. assim comecam de novo a dividir o pais. è só esperar quando vem de novo a guerra beira contra manica, zambezia ..... se me dizer praca dos herois e na lista estar matsanga... isso é justo ele é heroi mas nao chega para ter a sua praca. nunca defender ideas falsas por nome da democracia. muitos no mundo querem ainda colonizar a africa porque somos pobres e sao democraticos pensa que é justo. onde é que comeca a democracia e onde termina pde alguém me dizer?

os meus sentimentos para todos que pensa que ademocracia resolve os problemas do povo. o que eu sei e aprendi é que o povo é que resolve os problemas do povo. nao o partido. para resolver os problemas que temos precisamos de renioes com o povo sem nome do partido.

Responder com Citação
Mensagem  
Jeito

Não pretendo desqualificar-te, mas apenas dizer-te que não deixas clara a tua ideia. Não sei a que ponto queres chegar. Peço-te que sistematizes a tua ideia para podermos discuti-la. Veja que eu não entendi se tu cagas ou cagaste nas praças com nomes de pessoas que não gostas ou não gostastes nos países que visitaste.

Se sugeres que todos os envolvidos na guerra não têm que ter nome de praças, ruas, etc, isso é uma coisa. Mas tu, JEITO, tens que saber por onde começar. Tu tens que analisar por onde começou essa guerra, isto é de qual foi a origem. Ainda bem que metes aqui a questão de exigência de BI, mas lembra-te de tantos centros de concentração e de tanta gente que de lá não voltou. Quem foram os responsáveis? Não terão os mesmos seus nomes atribuidos a ruas, avenidas, praças, etc?
Depois falas de nomes atribuidos a um único local e eu peço-te comentário quanto à recente atribuição do nome de Marcelino dos Santos (um dos grandes mentores do regime ditatorial instalado em Moçambique em 1975) à antiga Rua Dr Lacerda.

Boas entradas para 2008

Saturado

Responder com Citação
Mensagem Praça Andre Matsangaissa 
kuando ao caso da praça cada um tem o seu ponto de vista.e se é vontade do povo ou por voto da maioria temos que respeitar. E para dizer a verdade nao há geurra que nao cause dor e luto.Nesse mal tivemos alguma coisa proveitosa.podemos dizer ke começou mal mas terminou bem muita coisa mudou.ate porque deu voz ao povo.temos que aceitar que esta guerra foi um mal necessario.Só ke a doze foi muito pesada.morreu muita gente inocente. Vou dizer mais o dia que um partido da oposiçao ke nao seja Renamo ganhar tera seu Herois e dara dara nome as ruas .portanto os partidos tao pouco se lixando com o povotao mais preocupados com sigo mesmo.E outra coisa na guerra todos atiram pra matar e normalmente quem sofre mais como sempre é o povo.esta coisa de kem matou mais acho ke nao estamos em condições de dizer.

Responder com Citação
Mensagem PRACA .... 
Nos temos que aprender a comprometer-nos, nem sempre tudo sera de agrado de todos.
Lamento que haja pessoas que nao precebem de ciencia e desenvolvimento cultura e social, mas assim e a vida . Uns ralhao por bacalhao outros por feijao podre. Entao que diferenca faz uma praca, e so uma praca gente. Ha coisa mais importante pra pensar que estar aqui a medir pesos funebricos ou mesmo alimentar falsedades ideiologicas.
Neste forum aparece com cada uma que ate custa acreditar , por exemplo o tal Saturado, debrusa-se para a esquerda e depois pra direita quando acha opurtuno. isto e tipo na nossa socidade, muito diz k o cabrito come onde esta amarrado , pois , mas nem todo cabritos come .Portanto porque nao soltar o cabrito , talves assim possamos ser mais deserficados em temas e ideias.Isto significa democracias.

Responder com Citação
Mensagem Praça com "esse nome" na beira 
Essa historia da de democracia

Temos que ter em consideração o seguinte, se este é o fundador, entao ele defendia os interesses daquela altura, os interesses patrocinados por dois regimes racistas, Rodhesia e Apartheid, e que não iam de acordo com os interesses de um Moçambique desenvolvido, queria mostrar que os "pretos" so sabem lutar entre eles e nao sabem governar, pois se mocambique fosse um caso de sucesso, ameacava a a existencia desses regimes.
Não estou a dizer que essa é a RENAMO actual, pode ser como também pode não ser.
A FRELIMO de agora também não é a mesma de uns anos atrás. Acho que os partidos políticos devem acompanhar a evolução da realidade e adaptar se a mesma, senão vamos ter muitos Daviz Simangos por ai...

Agora acho insultuoso para uma cidade do nosso país ter uma praça com esse nome que nem me atrevo a mencionar... O facto de estarmos em democracia não quer dizer isto...
Eu como mocambicano, não aceito nome de ninguém que originou um movimento que arrastou o nosso país em guerra civil por 16 anos, morreram um milhão de mocambicanos e tantos outros mais ficaram aleijados.
Podem dizer que é direito da beira escolher... olha também foi direito dos alemães escolherem( em democracia ) e seguirem Hitler como seu lider, resultado qual foi? todos sabem...

tem de haver bom senso, será que não era melhor darem nome de daviz simango a essa praça... pelo menos esse gajo não tem as mãos banhadas de sangue.

A FRELIMO também não é um mar de rosas, mas como se diz escolhesse o melhor, de dois males.

Mostrar os tópicos anteriores:
Responder a Mensagem Página 1 de 1
Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas
Não pode responder a mensagens
Não pode editar as suas mensagens
Não pode remover as suas mensagens