Comunidade IMENSIS - Índice
RegistarPesquisarFAQEntrar
Responder a Mensagem Página 1 de 2
Ir à página 1, 2  Seguinte
As grandes diferenças entre a Europa/ Estados Unidos e a Áfr
Autor Mensagem
Responder com Citação
Mensagem As grandes diferenças entre a Europa/ Estados Unidos e a Áfr 
As grandes diferenças entre a Europa/ Estados Unidos e a África sobre o HIV/SIDA.

Li, com muita atenção os depoimentos e as Interrogações colocadas sobre o HIV/SIDA no mundo e sobretudo sobre os efeitos deste em África. Estou muito condoído com as vitimas deste flagelo que despovoa sobretudo a África, dia após dia.
Observando o comportamento dos europeus e dos estado - unidenses comparado com o dos africanos, tenho a dizer que se nota uma grande diferença. Em primeiro lugar, a África, desde há muitos séculos, foi transmitindo os valores culturais, noticias por via oral enquanto os outros por via escrita, jornal, rádio, etc. Assim, cedo, o povo europeu foi formado e informado sobe o vírus do HIV/SIDA com muita eficácia. Consequentemente, os europeus e estado-unidenses, aprenderam a precaverem-se enquanto que os africanos continuaram desinformados e ignorantes sobre a matéria. Outra questão é a qualidade de vida na Europa e nos Estados Unidos (US). Eles vivem bem. Isto leva à pessoa contaminada a resistir muito tempo com o sindroma dizimador. Não devemos pôr de fora o factor cultura e história dos povos.
Falando da história devemos olhar para a grande crise da civilização e cultura em África provocada pelo flagelo da escravatura, colonialismo e do neo-colonialismo económico que retardou e atrasou e continua a retroceder o desenvolvimento tecnico científico da África por muitos séculos. É de notar que por causa destes males a África perdeu e perde ainda capacidades de concorrer com a Europa/Estados Unidos (US) e com o resto do mundo no processo de desenvolvimento tecnológico e científico. Por esta razão e outras não pode investigar suficientemente métodos eficazes do combate ao vírus do HIV/SIDA. A África é refém dos resultados de investigação dos outros países .
Não devemos esquecer que antes do flagelo do HIV/SIDA, existia na Europa, um conceito sobre o sexo e sobre o matrimónio muito diferente daquele africano e, isto, ajudou a Europa a minimizar os efeitos deste flagelo.
Por último, gostaria de tocar o problema da riqueza. A maioria dos europeus pode comprar os medicamentos antiretrovirais enquqnto os africanos morrem pela incapacidade de o fazer. É de salientar que a pobreza é o maior inimigo da vida e da cultura dos valores humanos. O pobre se pode “comprar por um par de sandálias” dizia o profeta Amós. Em muitos países africanos existe e existiu este fenómeno acima referido. Em Moçambique, concretamente, existiu o fenómeno das famosas “noitinhas”. Todos os moçambicanos são conscientes desta fase que atravessámos. Para melhor me explicar, as famosas “noitinhas” (sandálias de plástico de pouco valor) não custavam nem três rands ou dólares lá para os anos oitenta. E a rapariga para não caminhar descalça se entregava ao cooperante e/ou turista europeu e americano para uma prestação sexual de uma noite por um par de snadálias. O cooperante e/ou turista em troca do serviço prestado lhe comprava estas sandálias nas lojas Inter – Francas do Maputo, Beira e Nampula, etc. Hoje o mesmo fenómeno continua em Moçambique. Nas barracas disseminadas por aí se compra uma noite de prestação sexual de uma mocinha (catorzinha) por um jantar ou por um naco de carne. “Titio compra-me um pedaço...” diz a menininha esfomeada, sem dinheiro nem esperanças. Isto tudo não acontece na Europa nem nos Estados Unidos (US) e quando acontece, a pessoa implicada se vê punida severamente pela autoridade civil executiva..
O outro aspecto que gostaria de salientar é o factor jurídico. Em outros contextos acima referidos, se pode recorrer à justiça se alguém te contaminar com o vírus dolosamente, coisa que aqui em África não acontece ou se existe nunca ouvimos dizer que alguém esteve em encrencas com a justiça por ter contaminado o outro com o vírus do SIDA, contrariamente ao que acontece na Europa e Estados Unidos. Todo este contexto não favorece a vida dos africanos comparativamente , como já afirmamos.
Não podemos dizer que os europeus não praticam o sexo com parceiros ocasionais nem tão pouco afirmar que eles são mais morais do que os africanos muito menos dizer que o sistema monogâmico é o melhor para evitar o HIV/SIDA nem tão pouco afirmar que na Europa não existe SIDA. Seria escamotear a verdade.
Sendo assim, podemos afirmar categoricamente que os países africanos devem caminhar e crescer no combate ao HIV/SIDA mediante uma solução radical dos problemas sociológicos, culturais, religiosos e políticos de que são vítimas. Devem unir-se em guerra aberta e sincera pela qualidade de vida dando-se totalmente para extreminar os grandes problemas que se lhes apresentam.
A meu aviso, o primeiro alvo a ser comnatida são as autoridades religiosas que favorecem a medida do não uso do preservativo e aconselham somente a fidelidade entre os cônjuges. Eles esquecem-se dos jovens apaixonados, inexperientes e abertos ao novo. Esquecem-se dos solteiros maiores e dos incapacitados para o matrimónio. Estes não são anjos nem são puros espiritos. Os camionistas, outros solteiros maiores e outros grupos sociais!.. A realidade ensina outra coisa e verdades sobre a vida. Antes do matrimónio e fora dele existe um “gap” não preenchido nem pela moral religiosa nem pela sociedade senão pelo contacto humano de amor. Por outro lado está a religião tradicional que aconselha ritos de purificação da morte que consistem na realização da primeira cópula da viuva depois da morte do parceiro com alguém da família do defunto. A mesma autoridade tradicional desinformada também desinforma as pessoas sobre o problema do HIV/SIDA. Como conciliar as verdades religiosas com o vírus do SIDA? Esta autoridade religiosa e a sua informação devem ser combatidas cem por cento por favorecer a propagação do HIV/SIDA. Certamente não bastam os antiretrovirais aliás, estes só servem para prolongar a vida e qualitativamente o sobrevivente não está no standard normal da vida (casa, medicamentos , alimentos e transportes, descanso e lazer, etc.). É um remédio que ajuda a resistir um pouco mais. Para mim, os africanos devem lutar por resolver o problema da contaminação mediante a criação de uma mentalidade sexual sã e socialização do homem mediante as medidas socio-politicas justas e sustentáveis ou realizáveis. Me entristeço por causa da politica africana que é cheia de muita demagogia! A sociedade deve esforçar-se em produzir bem e muito, distribuir bem a riqueza nacional, em tapar todas as lacunas abertas de contaminação do HIV/SIDA. Deve esforçar-se em criar e executar políticas sanitárias capazes de cobrir todas as necessidades da saúde do africano/moçambicano. Deve-se investir na educação que ajuda o africano a resolver os problemas que o assistem e evitar a recorrer aos curandeiros/feiticeiros qie somente propagam ideias erradas sobre o HIV/SIDA e contaminam as populações com o virus exterminador.
Eu pessoalmente não compreendo porque razão se regrediu em moçambique e em outros Estados africanos para se admitir os curandeiros/feiticeiros a entrarem, de certa forma, em concorrência com os sistemas nacionais de saúde. Em alguns países chega-se a sacrificar pessoas para se curar o HIV/SIDA porque o supersticioso curandeiro/feiticeiro o disse. Noutros pratica-se a pedofilia para tentar a sorte de se salvar do SIDA pois se acredita que fazendo sexo com uma criança se pode curar do SIDA. Este é o ensinamento de alguns curandeiros/feiticeiros. Porque razão os oficializamos e não os combatemos em Africa e particularmente em Moçambique?! Alguns curandeiros chegam chamarem-se “médicos” tradicionais!. Em alguns países existem associações dos curandeiros reconhecidos oficialmente ou com personalidade juridica. Em Moçambique existe uma associação dos curandeiros: AMETRAMO (associação dos médicos tradicionais de Moçambique). Que coisa é esta de “AMETRAMO” que coexiste com o Estado e destrói os cidadãos?! Segundo meu parecer estes devem ser combatidos. Eles chegam a assassinar homens válidos capazes de contribuir para a resolução dos problemas do país simplesmente para promover os amigos no poder. Envenenam e matam o sábio, para poder manter a ignorância no povo já que é sabido por todos que na ignorância também reside o poder dos que se julgam os únicos sábios e por isso imprescendíveis mais que os outros. Sob o pretexto de tratamentos para se obter sorte dizem: “ eu te trato para teres sorte e seres promovido”. Eles matam o Doutor e fica o bacharel ambicioso e, consequentemente o menos competente será chefe. De seguida o feiticeiro se auto-proclama vencedor pois conseguiu colocar um como ele no poder. Certamente será o mesmo chefe que vai autorizar “AMETRAMO”. E a África continuará no fim da fila como sempre. Continuará a encubar o virus do SIDA. Com este caminhar a África futuramente não será dos africanos mas...

Responder com Citação
Carissimo,
queria lhe recordar que as "autoridades religiosas" estão a fazer o seu papel e estão a faz-lo bem!
o que seria estranho é que um lider religioso de uma religião que professa a monogamia e o sexo no casamento sair por aí a proclamar o uso do preservativo em relações polígamas ou ocasionais! é uma questão de príncipio.
Cabe a organizações que admitem as praticas poligamicas ou concobinates apregoarei o uso do preservativo e se absterem de lançarem críticas à outras organizações que apregoam boas práticas compativeis com as suas convicções.
e quanto as diferenças entre os "do continente negro e os brancos" na maneira de encarar o sexo, como sendo o motivador das diferencas da taxa de prevalencia do HIV/SIDA, essa é uma fífia! quem disse que os brancos tem um comportamento mais moral? Os brancos pelo contrario encaram o sexo como um simples desporto. É só dedilhar aqui na net e vas ver como os whites brincam com o sexo. E se a causa do maior numero de prevalencia fosse causada pelo que referiste, então seriam eles que teriam a maior! sobre o uso do presenvativo informesse bem se eles usam-na tanto como incutem a nós a usa-la.
atençiosamente

Responder com Citação
Mensagem Caro Albano 
Caro Albano,
Muito obrigado pelas observações que deu. Gostaria somente de fazer-te uma Pergunta: Não acha que o religioso que professa monogamia deve estar calado sobre o uso de preservativos? Não acha que esta matéria pertence a medicina preventiva e não a autoridade religiosa? Porque a autoridade religiosa deve falar do preservativo?
Em segundo lugar gostaria de referir-te que a autoridade religiosa que gira por aí a dissertar sobre o preservativo não esta a fazer o seu papel mas o da saúde pública. Penso que´o dever desta autoridade é liderar os fiéis na vivência da fé, celebração litúrgica ensuma rezar. Nas tuas observações afirmas que é questão de principio. Esta ideia assusta-me pois não se pode aconselhar uma pessoa a contagiar-se pelo Vírus HIV/SIDA por uma simples questão de principio. Os princípios deste género devem ser deitados fora para salva-guardar a vida. Um religioso que assim afirma é um assassino e não religioso porque o verdadeiro adorador de Deus ama, preserva e respeita tudo o que foi criado Por Deus. A vida no homem foi criada por Deus segundo os religiosos. Para mim por uma questão de principio deviam defender o uso do preservativo e não proibi-lo.
Outra questão a observar é a linguagem baseada na cor da pele que usas: eu não usei esta linguagem e nem disse que os europeus eram mais morais. Peço que releia o meu artigo. Existem ideias que exprimes que não foram minhas te peço que assumas a responsabilidade e as consequencias disso. Sobre o que afirmei estou bem informado, repiso li muita literatura sobre a questão. Muito obrigado meu irmão.

Responder com Citação
Mensagem  
Oi Anonimo,
vou lhe responder com toda a sinceridade as tuas perguntas meu brother!
De facto não acho que os religiosos deviam se abster de falar sobre o HIV/SIDA/PRESERVATIVO. Mandar calar os religiosos ou qualquer outro grupo social sobre assuntos que afectam essa mesma sociedade é promover o absentismo e medo de ouvir outras ideias sobre o mesmo assunto. resumindo: É COBARDIA!!!!!
como questão de principo os religiosos deve, sim, continuar a dessiminar a prática da monogamia, o respeito pelo corpo humano e a prática da relaçao sexual no ambito do matrimónio. E isso é bom!!!
O que eu contesto é que apareça uma corrente de opinião, que queira se sobrepôr a outras, nesta luta pela vida, desmoralizado o diferente, mandar calar os outros.
Os religiosos nuncam falaram do preservativo, ô anonimo. Eles apregoam a monogamia e o sexo no matrimonio! entendeste?
Ja agora eu é que queria te fazer uma pergunta. O que pretendes dizer quando dizes "...o dever desta autoridade é liderar os fiéis na vivência da fé, celebração litúrgica ensuma rezar." ?
"...não se pode aconselhar uma pessoa a contagiar-se pelo Vírus HIV/SIDA por uma simples questão de principio...", O que quer dizer com isso? quererá por ventura, dizer que a fidelidade, a monogamia e sexo só no casamento é aconselhar pessoas a contagiar-se com virus HIV/SIDA?
"...Para mim por uma questão de principio deviam defender o uso do preservativo e não proibi-lo...", muito bem, faça-o e ninguem te mandará calar a boca! Porque para ti o matrimónio, o respeito pelo corpo humano não são valores. Os teus valores terminam apenas no prazer carnal e material.
"...linguagem baseada na cor da pele que usas: eu não usei esta linguagem e nem disse que os europeus eram mais morais...Existem ideias que exprimes que não foram minhas te peço que assumas a responsabilidade e as consequencias disso.... ." "...Observando o comportamento dos europeus e dos estado - unidenses comparado com o dos africanos, tenho a dizer que se nota uma grande diferença...os africanos continuaram desinformados e ignorantes...A África é refém dos resultados de investigação dos outros países ...Em Moçambique, concretamente, existiu o fenómeno das famosas “noitinhas”...a rapariga para não caminhar descalça se entregava ao cooperante e/ou turista europeu e americano para uma prestação sexual de uma noite por um par de snadálias...Hoje o mesmo fenómeno continua em Moçambique...Nas barracas disseminadas por aí se compra uma noite de prestação sexual de uma mocinha (catorzinha) por um jantar ou por um naco de carne...Sendo assim, podemos afirmar categoricamente que os países africanos devem caminhar e crescer no combate ao HIV/SIDA mediante uma solução radical dos problemas sociológicos, culturais, religiosos e políticos de que são vítimas....Me entristeço por causa da politica africana que é cheia de muita demagogia!..". Foste tu anonimo que disseste isto tudo, agora porque dizes que eu é que tenho que assumi-lo. ÉS MESMO COBARDE, MEU IRMÃO! assuma tu mesmo o que dizes.

Responder com Citação
Mensagem sr. Albano 
Entendi com quem estou a debater. O Cobarde tavez seja você ou quem te ensinou a insultar os outros escondido por detrás da internet.
Por ultimo eu não usei os termos "brancos, negros nem Whites". estes termos foram absolutamente teus. o que voce citou do meu texto nada tem a ver com esses termos brancos, negros e Whites. Na europa existem muitos brancos e negros assim como nos Estados unidos e África. Te peço: leia bem o meu texto. Nãotem nada a ver com o que discutes. Obrigado.

Responder com Citação
Mensagem  
ô José,
tou a ver que tens que ainda arrumar bem as ideias...
estas a te desvia do tema que tu mesmo propusete a debater publicamente...
mas o que tenho a te dizer é que não deve receiar veres questionada uma sua posição num debate.
o que eu contexto na tua primeira intervenção é o facto de tu propores o absentismo dos religiosos em relação a uma questão candente da sociedade. Isso é mau. pelo contrario o que era aconselhavel era apelar os religiosos e outros grupos sociais a participarem nesta luta cada qual com os aspectos positivos que contém a sua dotrina, filosofia, politica ou linha de acção. Nesta luta nao há lugar a exclusão. penso eu, pelo menos.
e outro ponto é a comparação que fazes entre o continente africano e os outros, colocando o nosso numa posição depreciada. Acho eu que nao há honestidade nesse tipo de conclusoes, pois não fazes uma análise exaustiva e sincera da componente comportamental dos outros. parece que tentas diabolizar os africanos, mas isso nao pode ser verdade!
PS. A parte do continente africano que é mais afectada por esta epedimia é a africa negra. E na europa e america a raça maioritaria é a raça branca. (contar factos não haverá argumentos!)

Responder com Citação
Caro Albano, fiquei feliz em receber a tua reacção depois da minha última réplica. Notei que moderou um pouco a liguagem embora me diga que devo arrumar as ideias. Aqui se engana mesmo. Contudo podemos debater desde que traga ideias importantes ao forum.
No meu texto dizia: “A meu aviso, o primeiro alvo a ser combatida são as autoridades religiosas que favorecem a medida do não uso do preservativo e aconselham somente a fidelidade entre os cônjuges. Eles esquecem-se dos jovens apaixonados, inexperientes e abertos ao novo. Esquecem-se dos solteiros maiores e dos incapacitados para o matrimónio. Estes não são anjos nem são puros espiritos. Os camionistas, outros solteiros maiores e outros grupos sociais!.. A realidade ensina outra coisa e verdades sobre a vida. Antes do matrimónio e fora dele existe um “gap” não preenchido nem pela moral religiosa nem pela sociedade senão pelo contacto humano de amor” Aqui está mais do que claro que a autoridade religiosa aconselha somente a fidelidade matrimonial e abstenção sexual e não aceita o uso do preservativo como forma de prevenção da contaminação. Está mais do que claro que a autoridade religiosa abre uma porta de contaminação pois a vida ensina outra realidade que as penssoas não se contêm e nem sempre são fieis. Os incontinentes e os não fieis será que autoridade religiosa pretende-lhes a morte?! Dai meu caro Albano é necessario relaxar as normas para defender o homem. Cristo assim fez assim como outros grandes fundadores de religiões. Porque a nossa autoridade é intrasigente? Outra autoridade diz aos fieis que o uso do preservativo faz mal e consequentemente não devem usa-lo. Achas que devemos animar tal autoridade? No meu texto nunca disse que a autoridade religiosa não devia ensinar e promover a monogamia e fidelidade conjugal. Seria bom que os fieis praticassem isso mas a realidade ensina que alguns fiéis não praticam a monogamia nem fidelidade matrimonial. Será que devem ser contaminados pelo Vvírus? Neste momento todos devem lutar contra a contaminação pelo virus. E mais tarde andamos nessas coisas da fé em deuses e diabos sei lá ... Salvemos o africano carissimo. Reafirmo: todo aquele que abre portas de contaminação pelo vírus do SIDA deve ser cpmbatido Em conclusão os religiosos e outros grupos sociais sejam bem vindos desde que não aumentem as portas de contaminação pelo virus do SIDA.
Em resposta ao teu últmo apelo tenho a dizer-te que pretendo que os religiosos discutam e estudem a questão do SIDA/HIV em África que tem muitas causas desde as sociais , religiosos, economicos , politicos, etc. O sucesso depende de todos nós. Parece-me que esta ideia foi muito bem expressa por mim no tema que proprus.
Ao mesmo tempo entendi que os grupos sociais que não colaboram a favor da luta contra o HIV/ SIDA e abrem portas de contaminação devem ser combatidas exemplo a autoridade religiosa, os ritos de purificação da morte, os curandeiros e maziones, os politicos egoístas e demagogos....Referi-me a autoridade religiosa pois ela detêm grande numero dos africanos em seu poder e ela em parte é culpada pela propagação do virus. Devia ter sido clara , eficaz e protectiva abrindo-se desde o principio ao uso do preservativo aconselhado pelos medicos investigadores mas não foi assim.É mesmo de lamentar meu caro. O resultado é o que temos. Dai que te disse por questão de principio deviam promover o uso do preservativo. Quero com isto afirmar que a autoridade religiosa não deve olhar apenas os próprios subditos mas a pessoa humana em geral centro do grande amor de Deus, crente como não.
A segunda ideia que te quero pedir é reler bem o meu texto com muita calma pois nele tem muita informação. Como disse foi fruto de muita leitura e reflexão. Nada do que disse foi uma ideia peregrina mas fruto de um estudo. Te peço que tomes esta discussão a sério e escreva acrescentando alguma ideia que pode ajudar a fechar as portas da contaminação. Creio que fechando essas protas estaremos salvos. D'outro modo estamos muito mal e incorremos o perigo de extinção. Termino com muita humildade esperando que diga mais algo, corrija alguma coisa dando -me outro modo de olhar ao problema. Te peço: não uses os termos negros e brancos eu não gosto deles de modo algum e no meu texto não existe nenhuma intenção de olhar as coisas nessa linha de cores das peles.

Responder com Citação
Mensagem  
“....Referi-me a autoridade religiosa pois ela detêm grande numero dos africanos em seu poder e ela em parte é culpada pela propagação do virus...” tu o disseste e eu te pergunto: proque é que os países da africa branca têm o indiçes de prevalência do HIV/SIDA muito inferior ao da africa negra? (sei q as vezes não gostas q as coisas sejam chamadas pelo seu nome, mas q fazer...? – garanto-te q se responderes esta pegunta com toda a sinceridade estarás ciente da fragilidade da maneira como apresentaste este tema no teu primeiro blog).
“...a realidade ensina que alguns fiéis não praticam a monogamia nem fidelidade matrimonial. Será que devem ser contaminados pelo Vvírus?...” e eu concordo perfeitamente contigo, é por isso que me tenho batido pelo respeito pelas modalidades, q cada grupo social acredita nele para contibuir para a metigação desta pandêmia. Eu sou conta a exclusão, o absentismo e o pretencionismo. A abstinecia sexual, o retardamento do inicio da relação sexual pelos adolescentes e jovens e a redução de numero de parceiros sexuais são metodo reconhecidos pela ciencia convencional e eu não vejo nenhum problema nesses métodos. O que me admira é ouvir alguém a aparecer publicamente e aos quatro ventos dizer a todo o mundo”...por questão de principio deviam promover o uso do preservativo...”, quem disse que o uso do preservativo protege 100%? Nem os fabricantes o dizem! A uma margem de segurança q até é oficial. E como fica aquela percentagem de seres humanos q ficaram contaminados em relações sexuais, mas tendo usado o preservativo, quem será o culpado por isso....? protanto veja ô zé, há q combinar os metodos e conjudar os esforços e ñ jogar pedras aos outros, nem permanecer em afirmaçõe inflexiveis do tipo: “....Dai que te disse por questão de principio deviam promover o uso do preservativo...”.
“...Dai meu caro Albano é necessario relaxar as normas para defender o homem. Cristo assim fez...” isto é mentira! A bíblia o que diz é que Cristo disse a prostituta que foi-lhe presente pelos fareseus, alegando que ela pecou, praticou adultério foi: vai e não torna mais a pecar. E não, vai e faça sempre com jeito.

Responder com Citação
Caro Albano. Estou feliz com as tuas observações embora demonstrem que sofres de um “delirium tremens intelecto”. No tema que apresentei para a discussão e no meu humilde dissertar apresentei uma serie de causas que levam a Europa e a América (USA) ter um índice menos elevado e ao mesmo tempo apresentei as causas que levam a África ter um índice mais elevado. Vou citar simplesmente para demonstrar-te a razão da minha primeira acusação. “Em primeiro lugar, a África, desde há muitos séculos, foi transmitindo os valores culturais, noticias por via oral enquanto os outros por via escrita, jornal, rádio, etc. Assim, cedo, o povo europeu foi formado e informado sobe o vírus do HIV/SIDA com muita eficácia”.... “Falando da história devemos olhar para a grande crise da civilização e cultura em África provocada pelo flagelo da escravatura, colonialismo e do neo-colonialismo económico que retardou e atrasou e continua a retroceder o desenvolvimento técnico científico da África por muitos séculos. É de notar que por causa destes males a África perdeu e perde ainda capacidades de concorrer com a Europa/Estados Unidos (US) e com o resto do mundo no processo de desenvolvimento tecnológico e científico. Por esta razão e outras não pode investigar suficientemente métodos eficazes do combate ao vírus do HIV/SIDA”... “Não devemos esquecer que antes do flagelo do HIV/SIDA, existia na Europa, um conceito sobre o sexo e sobre o matrimónio muito diferente daquele africano e, isto, ajudou a Europa a minimizar os efeitos deste flagelo”....” É de salientar que a pobreza é o maior inimigo da vida e da cultura dos valores humanos. O pobre se pode “comprar por um par de sandálias” dizia o profeta Amós. Em muitos países africanos existe e existiu este fenómeno acima referido. Em Moçambique, concretamente, existiu o fenómeno das famosas “noitinhas”. Todos os moçambicanos são conscientes desta fase que atravessámos. Para melhor me explicar, as famosas “noitinhas” (sandálias de plástico de pouco valor) não custavam nem três rands ou dólares lá para os anos oitenta. E a rapariga para não caminhar descalça se entregava ao cooperante e/ou turista europeu e americano para uma prestação sexual de uma noite por um par de sandálias. O cooperante e/ou turista em troca do serviço prestado lhe comprava estas sandálias nas lojas Inter – Francas do Maputo, Beira e Nampula, etc. Hoje….”

Toda esta primeira parte do meu texto foi para demonstrar as razões que levam a África a ter um índice maior de contaminação do que os europeus e estadunidenses. Ainda no meu texto falei da longevidade ou resistência depois da contaminação. Os europeus resistem mais do que os africanos pelas razoes que podes encontrar por ti próprio sem que tos possa citar. Me perturbam as tuas perguntas sobretudo esta ultima como se eu não tivesse elencado uma serie de razões. Aqui uma certo malum te afecta e te infecta. Lamento bastante pelo facto. Repiso que o teu juízo sobre o meu texto esta fora do lugar e é mesmo injusto.

Quanto ao que referes no teu segundo ponto gostaria de te recordar que desde o princiio defendi e defendo os principios que tu defendes somente eu vou mais alem dizendo que o uso do preservativo também é uma das formas. Ora vejamos se nos entendemos. Se A+B +C= T, não se pode aceitar que A+B=T sem que a conta esteja errada. O que nós pretendemos é salvar a vida do africano que está em perigo de extinção por causa do HIV. Consequentemente a conta deve estar sempre certa tomando em consideração todos os meios possíveis e morais para tornar o nosso objectivo frutífero. Deste modo A+B+C=T assim a conta vai certa at+e aqui.

Eu não digo que a abstenção, a fidelidade conjugal, a não multiplicidade de parceiros devem estar fora. Eu digo que fecham mal as portas e dai o outro do “jeito” na sua linguagem faz parte do sistema de segurança contra a contaminação pelo HIV e completa todo o sitema conhecido at+e hoje. Quem fecha as portas da abertura de utilizar todos os métodos é a autoridade religiosa que não olha as coisas do ponto de vista da pessoa humana, virtuosa e débole, mas olha apenas do gueto da Fé e da virtude. Não te esqueças que a paratica de uma virtude é um dom gratuito e é uma conquista. O fiel e não fiel são ambos criados por Deus podem ser virutuos como não virtuosos. Gostaria de repisar,mais uma vez, que os métodos de que se referiu como bons também gozam dos seus pontos deboles. Te falei dos pobres dos bairros no meu texto que comprados para prestações sexuais por um naco de carne, etc. alguns destes são fieis das diversas religiões que estão no nosso meio. Existem muitos religiosos não virtuosos e não devem ser expostos abertamente à contaminação pelo vírus dizimador. Caríssimo Albano teria muito a dizer sobre a matéria mas penso que o que disse é suficiente para perceberes a grandeza da área que estamos a debater e sua complexidade. Se quer muita leitura e estudo.

Por ultimo vou ao que chamaste de mentira. Antes de mais nada tenho a dizer que és muito corajoso. Lamento apenas a ignorância da sagrada escritura que me demonstrou. A passagem que citou tem duas partes importantes da actividade de Jesus a saber: O relaxar da lei de pena de morte que devia culpir a adultera e a segunda é o poder de Jesus de perdoar os pecados. De facto perdoou. Gostaria de lembrar outra parte onde Jesus relaxou a lei hebraica. Quando os seus discípulos colheram espigas e comeram em dia de Sábado. Jesus ate citou uma passagem do antigo Testamento onde os soldados de David comeram o pão reservado somente aos sacerdotes no Templo quando tinham fome. Ele demonstrou que era permitido trabalhar durante o dia de Sábado para fazer o bem salvar o homem. Recorda que os seus discípulos colheram aquelas espigas para se salvarem da fome. Admira-me o teu moralismo que vai a desfavor do homem africano ao fazer a selecção que condiz com a tua fé e não escolhes uma moral que salve a todos. Aqui me parece que estas sendo um grande fariseu que faz leis duras para os outros e tu não cumpres nem um traço dessa lei. Me admira a tua moral de colocares fardos grossissimos sobre as costas dos outros mas tu nem as tocas com um dedo. Procuremos, repito mais uma vez, fechar as portas de contaminação pelo vírus do HIV . Por agora meu amigo eu opto por estes que estamos a debater. A fidelidade conjugal, a redução dos parceiros, u uso do preservativo em caso de relações inseguras. Termino dizendo que eu não sou mentiroso. Tenho conhecimento do que digo. Contudo vamos debatendo. Eu trouxe este tema mesmo para ouvir muitas opiniões.

Responder com Citação
Mensagem  
Caros amigos, gostaria d akecer 1 pouco o debate. Minha opiniao e simples: 1- o virus hiv nao existe, a sida tem multiplas causas e é perfeitamente curavel. 2- nao existe e nunca existiu um comportamento sexual diferente entre africanos, europeus, americanos, etc. 3- existe terapia pa a sida, omega 3 sendo apenas mais um dos medicamentos. Com um tratamento adequado muitas pessoas, em todo mundo, tem recuperado pa um estado normal e voltam a ser hiv- num periodo d entre 12 e 24 meses. 3- TODAS AS DOENCAS INFECCIOSAS TEM CURA. Se uma doenca é incurável entao nao pode ser infecciosa, a nao snr n carpos

Responder com Citação
Mensagem  
Antes de mais nada, gostaria de agradecer a vossa entrada no debate. Em segundo lugar gostaria de fazer-vos algunas perguntas sobre o que disse:
a) Como sabeis que HIV não existe? b) Quererá significar que não existem diferenças culturais entre os povos europeus e africanos ao afirmar: " que não existem comportamentos sexuais diferentes entre europeus e africanos?" c) Se existe terapia contra o SIDA como explica o número elevado de mortes causados por esta doença no mundo? d) Onde adquiriu estas noticias importantes e comoventes?
O que nós sabemos até aqui é que o SIDA não tem cura como não tinhamos contra outras doenças infectivas como Tuberculose meningite, etc.
Sera pretende dizer, com tudo quanto disse que não existe necessidade de se precaver da contaminação do HIV/SIDA?

Responder com Citação
Mensagem  
O meu apelo em primeiro lugar vai para aqueles que queram dar a sua contribuição neste tema. Haja bom senso! Pela sua seriedade o assunto do HIV/SIDA não pode ser tomado do tipo “...gostaria d akecer 1 pouco o debate...o virus hiv nao existe...”, este espaço é acedido por milhares de pessoas com diferentes formas de conceber a natureza, o pensamento e espalhadas por todo o mundo. Parafrasearia o meu amigo o Zé, quando iniciou o tema:

”... Estou muito condoído com as vitimas deste flagelo que despovoa sobretudo a África, dia após dia.” E não é para menos! Bom por via das duvidas pediria ao amigo o visitante que se explicasse melhor caso sua “opinião” tenha fundamentos.

Quanto ao último blog do amigo Zé. De facto apresentaste as causas que julgas provaveis a Europa e a America (USA) ter índices menores, mas não disseste nada sobre a questão que te coloquei: proque é que os países da africa branca têm o indiçes de prevalência do HIV/SIDA muito inferior ao da africa negra? Queira por gentileza responder sem rodeios a esta questão e não te esqueças de que este país tem uma forte influência da religião no seu ordenamento socio-juridico (sei que te perturba esta pergunta).

Eu já entendo porque hostilizas os outros que defendem diferentes maneiras prevenção da SIDA, é porque equacionas mal o problema! A equação A+B+C=T está totalmente errada para esta problemática. quem usar esta fórmula cairá no ridiculo daquele campones da anedota, que sempre usa a camisinha em todo o sítio que estiver, mesmo até na machamba, kakakakakakaka! Portanto, É falso que neste problema A+B=T está errado. E digQmais A pode ser igual a T.

A equação certa para esta questão, meu caro é A v B v C=T pois está preposição é verdadeira se pelo menos um elemento for verdadeiro. veja a solução do problema como um exercicio de conjunção...isto é lógica simbólica!

Eu não digo que a abstenção, a fidelidade conjugal, a não multiplicidade de parceiros devem estar fora. Eu digo que fecham mal as portas e dai o outro do “jeito” na sua linguagem faz parte do sistema de segurança contra a contaminação pelo HIV e completa todo o sitema conhecido at+e hoje” então porque hostilizas os religiosos? Quando dizes: “... o primeiro alvo a ser comnatida são as autoridades religiosas....”, “...Esta autoridade religiosa e a sua informação devem ser combatidas cem por cento...” e “....Segundo meu parecer estes devem ser combatidos...”.

“... Lamento apenas a ignorância da sagrada escritura que me demonstrou. A passagem que citou tem duas partes importantes da actividade de Jesus a saber: O relaxar da lei de pena de morte que devia culpir a adultera e a segunda é o poder de Jesus de perdoar os pecados. De facto perdoou. Gostaria de lembrar outra parte onde Jesus relaxou a lei hebraica. Quando os seus discípulos colheram espigas e comeram em dia de Sábado...”, possa mesmo ser ignorante e tu um sabichão, mas há mais uma dimensão que esta passagem biblica pretente salientar, se calhar a mais importante: A MORAL! Jesus diz e eu citou “mulher vai e não volta mais a pecar”, não se esqueca ô zé que no mundo há muita coisa que muda com a tecnologia. As relacões sociais mudam, os hábitos mudam, até as formas de procriação, mas há uma coisa que não muda, que é a MORAL! Nesta passagem capte também esta dimensão pois ela salva e nem tão pouco mata e é isto que se desdobram em apregoar os religiosos de hoje aos seus fieis e eu não vejo nada de mal nisso ou diga-me lá o que eles devia dizer aos seus crentes?

E quanto a tua afirmação: “...me parece que estas sendo um grande fariseu que faz leis duras para os outros e tu não cumpres nem um traço dessa lei. Me admira a tua moral de colocares fardos grossissimos sobre as costas dos outros mas tu nem as tocas com um dedo.”, me admira esta maneira de abordar o assunto, pois nem se queres conheces o meu comportamento! Mas este é o método de um deseperado num debate quando já não tem argumentos para suportar suas teorias fundadas em principios falso. De que adiantou a afirmação “...sofres de um “delirium tremens intelecto”...”, contribuiu para que eu entendesse melhor as suas ideias?

Responder com Citação
Mensagem as grandes diferenças... 
Meu Caro Albano, antes de mais nada, apresento o meu sincero pedido de desculpas pela agressão que te fiz, no meu último blog. Foi motivado por algumas expressões tuas que não me caíram bem como: “ÉS MESMO COBARDE, MEU IRMÃO; José, tou a ver que tens que ainda arrumar bem as ideias... ; isto é mentira! A bíblia o que diz é que Cristo disse a prostituta que foi-lhe presente pelos fariseus, alegando que ela pecou, praticou adultério foi: vai e não torna mais a pecar. E não, vai e faça sempre com jeito.” Acolhi isto com muita mágoa porque ser chamado cobarde, homem de ideias desarrumadas, mentiroso e homem não sincero, isto lido por todo o mundo, não é pouca coisa!. Sem querer, acabei agredindo-te. Te peço desculpas, errei. Este tipo de comportamento não faz parte da minha ética. Todavia, te peço que discutamos, nas próximas vezes, sem ofensas um ao outro.
Sobre as razões do menor índice de contaminação de HIV/SIDA na África “branca” não saberei dizer-te de momento e, no concreto do meu tema pois não foi o objecto da minha reflexão e estudo, mas pedir-te que precise bem a pergunta. Não entendi se a tua pergunta se circunscreve somente na zona do Magrebe ou fora dele. Não obstante, o que te posso dizer é: as nossas histórias, as culturas e a situação geográfica são diferentes. A maior parte desta “zona” não sofreu o grande flagelo da escravatura e os Estados desta zona tem como fundamento a lei islâmica não tão permissiva como a cristã. Isto originou uma cultura diversa talvez menos permissiva ao alastramento veloz da pandemia do século do HIV/SIDA. Recorde-se que nos países muçulmanos existe a punição da adultera com a morte. Assim a promiscuidade, o amor livre nunca tiveram muito lugar, se considerarmos que a maior porta de contaminação é por via sexual. Outra causa seria o estabelecimento do Islão no século VII/VIII-IX que impediu bastante a penetração da civilização Romana, causa que favoreceu ao “cimentamento” da cultura islâmica/árabe
Em relação ao que chamas de “equação” tenho a dizer que qualquer afirmação equacionável perde o seu sentido e lógica fora do próprio contexto. Assim, ambas as nossas equações propostas seriam erradas ou certas segundo o contexto em que se localizam. Já que a minha lógica simbólica é um somatório de métodos úteis para a prevenção do HIV/SIDA, encontra sua lógica também inserida no contexto em que foi escrita. Ela encontra significado sem aquele dinamismo interno na ordem de importância, moralidade e progressão aritimética. As letras ai apresentadas simplesmente significam “métodos”. Quero dizer, o método da fidelidade, adiamento do início da actividade sexual , o parceiro único e o uso do preservativo são todos válidos independentemente de qualquer vontade ou credo. Está claro que todos os métodos devem ser praticados. Deviam, portanto, serem aceites por todos como tais, os que crêem e os que não crêem em deuses.
A autoridade religiosa usa um método selectivo baseado na fé para combater o vírus dizimador. Assim peca por exclusão do preservativo.
O preservativo em si não é moral nem é imoral é simplesmente preservativo. O sentido e a interpretação que lhe damos o podem tornar moral ou imoral. Assim como os outros métodos.
O critério valorativo depende dos valores que a pessoa humana defende. Todavia, não existe um valor que supere o valor homem/vida.
Num dos meus blogs, chamei aos métodos de evitar a contaminação de “portas” na expressão “fechar as portas de contaminação”. Eu não coloco problemas nas formas de equacionamento da questão mas no “abrir ou fechar as portas” de contágio. Todas as formas de momento são válidas e necessárias para salvar o homem africano. Claramente pode existir um método melhor do que outro, mas não existe nenhum suficiente até aqui. A mim não importam absolutamente nada, neste momento as crenças e os valores morais de uma religião, o que pretendo é ver as portas de contágio fechadas, pois já estou cansado de chorar meus irmãos e concidadãos.
A pergunta que me fazes aqui sobre o porquê da hostilização à autoridade religiosa te respondo do modo seguinte: Em primeiro lugar eu não hostilizo nenhum religioso nem autoridade relgiosa. Em segundo lugar eu, penso, como já respondi nos blogs precedentes, a autoridade religiosa na sua missão de adorar Deus, deve colocar no centro da sua atenção a defesa da pessoa humana independentemente das suas convicções religiosas. Consequentemente não faz sentido a exclusão do preservativo já qque abre as portas a morte de muitos africanos. Na exclusão do preservativo se encontra a defesa de toda a pessoa humana e da vida ou somente aos que são boas pessoas ou moralmente aceites pela mesma autoridade?!. Nota que o preservativo foi aconselhado pelos estudiosos da medicina preventiva do HIV/SIDA e não por aventureiros, como uma das formas eficazes que retardam a contaminação pelo HIV/SIDA. Não seria justo para mim excluir este método baseando-se na convicção religiosa. Isso seria abrir uma porta para a contaminação ou fechar mal esta porta.
Para ilustrar a minha afirmação trago os exemplos seguintes: Num estudo realizado em Moçambique por um estudioso moçambicano li uma passagem muito interessante de uma entrevista que este fez a um líder religioso sobre o uso do preservativo. Este afirmou sem rodeios que o preservativo fazia mal e que ele aconselhava os seus irmãos na fé a não o usarem. Alguns religiosos afirmaram abertamente que o preservativo era uma forma de autorizar as pessoas a praticarem imoralidade. Por esta razão a autoridade religiosa não devia aceitá-lo nem aconselha-lo. Coisa absurda.
Ensinamentos como este e outros não ajudam para salvar o homem africano da pandemia do HIV/SIDA. Meu Caro Albano, os métodos que a autoridade religiosa ensina, defende e adopta foram também aconselhados pela medicina logo que se descobriu a existência deste tipo de vírus assim como o do uso do preservativo. Porque esta autoridade exclui o do preservativo?!.
Os problemas da Sagrada Escritura que refere, eu não os chamei na discussão nem tão pouco os da moral e/ou os da não moral. A mim interessam-me pouco estes temas sobretudo no tema que estamos a discutir. O crer ou não crer não é importante para mim neste momento. O que pretendo é encontrar as causas do maior índice de contaminação e diminui-lo. Consequentemente se salvaria muitos africanos do HIV/SIDA. Para mim, está no centro da minha atenção a pessoa humana e não religião e a sua moral. Eu entendo como verdadeiro religioso aquele que defende a vida. Em conclusão o método do uso do preservativo deve ser apregoado pela autoridade religiosa em defesa da vida humana. “Não o homem para o sábado mas o sábado para o homem”.

Responder com Citação
Mensagem  
Com toda a sinceridade eu te admire Zé! Erramos todos nós, não apenas tu...desculpa por pagar pela mesma moeda, mas foi sem querer. Vamos debater as ideas e deixemos de lado as pessoas.
Quanto a questão de arrumar as ideas, acho que tu também me das razão a resposta a minha pergunta demostrou-o claramente, mas não te preocupes que eu também preciso de arruma-las e sinto necessidade disso! Mas vamos debater as ideas...
“....O que pretendo é encontrar as causas do maior índice de contaminação e diminui-lo.” Acho que este é o cerne de toda a tua intervensão. E acho a questão justa e pertinente, mas penso eu que pecas e em absoluto nos pressupostos que gravitam e torno deste questão. Por um lado estabeleces a diferenciação entre ocidentais e Africanos e por outros diabolizas as autoridades religiosas, e sobre estas fundações constrois toda a teoria. Isto é tremendo!
Sabia que os euopeu não usam tanto assim o preservativo como se pode fazer crêr por aqui? O habito do uso da pilula anteconceptiva está sendo, ainda muito divulgado para a prevenção de gravidezes precoces ente adolecentes em muitos países da europa incluindo portugal.
Dizes em alguma passagem que: “...se considerarmos que a maior porta de contaminação é por via sexual...”, mas ô zé, afirmações de estudiosos do HIV/SIDA apontam que a probalilidade de contaminação via sexual é de 1%, portanto esta não é a maior porta!
Eu também, bem queria saber porque é que a africa austral é a maior afectada por esta epedimia. Os argumentos do atraso no desenvolvimento socio economico não pega. Pois se fosse assim, por exemplo, no nosso país Maputo teria os indices mais baixo do país, pois é onde circulam todos os jornais, radios, TV’s, panfletos até fofocas. Mas é o contrário!
Principios rigidos dos lideres religiosos, tmbém não. A africa arabe guiasse por principios religiosos muito radicais, mas tem os indices mais baixo!
Então meu Deus, porquê estes índices? Pegemos mais um outro exemplo: angola tem o indice de seroprevalencia de 5% enquanto moçambique 16%, será que isso reflecte diferencas de comportamento sexual entre esses dois povos?
“eu não os chamei na discussão nem tão pouco os da moral e/ou os da não moral. A mim interessam-me pouco...”, pois a moral humana devia lhe interessar. Se fores a ver a moral é que diferencia o homem do resto dos animais. Nunca ouviste dizeresse que aquela pessoa é desumana por não ter moral, mesmo que ele seja tão inteligente. E a moral, zé, é um dos poucos valor que nunca muda com a historia da humaniadade.

Responder com Citação
Mensagem  
Caro Albano, mais uma vez, o meu encorajamento e agradecimento pela tua participação neste fórum que é seguido por muita gente no nosso país como no estrangeiro. Na tua última réplica escreves: “mas penso eu que pecas e em absoluto nos pressupostos que gravitam e torno desta questão. Por um lado estabeleces a diferenciação entre ocidentais e Africanos e por outros diabolizas as autoridades religiosas, e sobre estas fundações constróis toda a teoria. Isto é tremendo!” Posso concordar que esteja a pecar na medida em que o meu tema é geral sem descer as particularidades. Isso quis eu fazer. Noto que muitas vezes fazes-me perguntas sobre casos particulares e com razão. O que me admira porem, pois não adiantas nenhuma proposta ao assunto. Esperava uma réplica indicando a melhor forma para se fecharem as portas da contaminação pelo vírus do HIV/SIDA...

“Sabia que os europeus não usam tanto assim o preservativo como se pode fazer crêr por aqui? O habito do uso da pílula anticonceptiva está sendo, ainda muito divulgado para a prevenção de gravidezes precoces entre adolescentes em muitos países da Europa incluindo Portugal”.
Esta parte não constitui verdade pois, na Europa, o preservativo existe em toda a parte até nas casas de banho públicas onde os jovens podem cair em tentação a praticar o coito. Só que o jovem europeu cedo tem companheira com quem “sai“ no dizer deles e com esta faz amor, enquanto nós estamos cheios de tabus e proibições. Sobre a pílula se usa por parte dos jovens nas relações esporádicas para evitar doenças de transmissão sexual ( HIV,siffilis, gonorreias, etc) e quando as relações são permanentes usam a pilula. ( Nota que nestas relações os jovens envolvidos se conhecem muito bem, os exames medicos bem feitinhos, etc). Eles usam também outro tipo de controlo de natalidade que a ciência ensina. Eles sabem quando fazem amor e quando não o devem fazer. Aqui o aborto se pratica com muita frequência nos hospitais. Existem médicos que optaram pela linha do não aborto. Estes não são obrigados, gozam do direito de objecção de consciência. Além disso, se alguém ficar grávida involuntariamente e não quer a criança pode abandona-la no hospital e o ministério público tutela a criança dando-lhe pais adoptivos. Tudo isto ajuda a resolver problemas que podem nascer com a prática sexual livre dos cidadãos. Dai se conclui que a pilula não é muito usada pelos adolescentes mas por adultos depois de um bom estudo das consequências desta na mulher.

“mas ô zé, afirmações de estudiosos do HIV/SIDA apontam que a probabilidade de contaminação via sexual é de 1%, portanto esta não é a maior porta”. Poderia por favor indicar a tua fonte? Eu vou ler um pouco. Eu achava que para África a maior porta é esta.

“Eu também, bem queria saber porque é que a África austral é a maior afectada por esta epidemia. Os argumentos do atraso no desenvolvimento sócio económico não pega. Pois se fosse assim, por exemplo, no nosso país Maputo teria os índices mais baixo do país, pois é onde circulam todos os jornais, rádios, TV’s, panfletos até fofocas. Mas é o contrário!”.
Os argumentos estão dentro de um contexto e fora dele perdem valor aliás tornam-se ridículos como vês neste caso. No meu dizer referia que o desenvolvimento cientifico e tecnológico permitia a investigação e a informação sobre os perigos do HIV/SIDA e a ajuda bastante na solução do problema. Isto é tão verdade que a África é escrava das investigações dos outros países.

Por outro lado meu caro, qualquer cidade da África Austral é muito subdesenvolvida como: Pretoria Joanesburgo, Maputo e outras cidades visto na linha da gente que as povoa. Existe gente que estudou e continua, desculpa a expressão, a limpar-se o rabo com a palha e com o pau, defecar no mato meu caro. Esse é um bacharel ou licenciado. Chamas a esse desenvolvido? Nunca viu gente engravatada a “pichar” encostado aos camiões estacionados pelas ruas do Maputo e nas árvores dos passeios da nossa cidade? Pensas tu que os habitantes do Maputo lêem jornal e escutam rádio e televisão. Muita gente está a frente do televisor para ver novela e mais nada. Chamas a essa gente desenvolvida? Nas nossas cidades muita gente frequenta o curandeiro e dele recebe remédios para isto e para aquilo. Chamas a esses desenvolvidos? Para terminar te recordo o que disse sobre a miséria como má companheira e boa professora dos maus costumes. Isso podes encontrar quando contava a história das catorzinhas... Quero afirmar com tudo isto a injustiça da tua comparação e inserimento ao que disse. As nossas cidades devem ser povoados por verdadeiros civis (homens civilizados - com mentalidade científica e tecnológica). A Europa conseguiu isto meu irmão. Eles pensam certo e agem certamente tanto na ciência e tecnologia como na economia. Te convido ao meu tema sobre a mudança da mentalidade no imensis.
“Se fores a ver a moral é que diferencia o homem do resto dos animais. Nunca ouviste dizer esse que aquela pessoa é desumana por não ter moral, mesmo que ele seja tão inteligente. E a moral, zé, é um dos poucos valor que nunca muda com a historia da humanidade.”
Estas coisas de moral são complicadas por basearem-se e medirem-se pela consciência. Não observam princípios rígidos capazes de resolver, de imediato, determinados problemas. O Nosso problema é HIV/SIDA que deve ser erradicado de Moçambique e da África. A moral é muito geral e se funda na consciência e no agir humano nunca em dados científicos. Dai que a excluo mesmo da discussão. As morais religiosas pertencem aos religiosos e estes são apenas uma parte da sociedade. O resto quem os salvará?

Responder com Citação
Mensagem  
“Esta parte não constitui verdade pois, na Europa, o preservativo existe em toda a parte até nas casas de banho públicas onde os jovens podem cair em tentação a praticar o coito.”, Nas casas de banho de Moçambique, também abundam os preservativos, mas isso não é por si só sinonomo de que são usados na mesma medida.
Só lhe dar alguns dados estatisticos: em 2000 estimou-se que 3.700 mulheres fazem aborto nos Estados Unidos da America, 52% das quais são de idade inferior a 25 anos, 32%. Mulheres com idades entre 20 a 24 contabilizam 32% da totalidade de abortos, 20% são adolecentes e 1,2% raparigas com menos de 15 anos. 64,4% de todos os abortos são atribuidos a mulheres que nunca se casaram. Caro Zé 3.700 abortos por dia é muito, né? Até a taxa de 500 infercções novas contaminação pelo HIV em Moçambique, já nos escandalizados. Perante estes dados reais onde está o preservativo e outros “...tipos de controlo de natalidade que a ciência ensina.” dos “estadunideses”?
Permita-se-me que lhe corriga, quando diz: “...Sobre a pílula se usa por parte dos jovens nas relações esporádicas para evitar doenças de transmissão sexual ( HIV,siffilis, gonorreias, etc)...”, a pílula não evita a transmissão de nenhuma doença que aqui enumenrou.
Sobre a tua pretenção de que o uso do preservativo é a varinha mágica para acabar com a epedimia sito-lhe um estrato de uma pulblicação: “Uma ampla revisão dos estudos de transmissão sexual do HIV, estimou que os preservativos podem reduzir o risco de infecção por HIV em aproximadamente 69% (variando de 46% a 82%).”, e o Zé mesmo assim queria que os sacerdodes fizesses nas suas homilias, as campanhas de sensibilização do uso do preservativo? Quanto a abstinencia e a fidalidade que eles apregoam se fossem devidamente acatadas e os seu adversarios se abstivessem de lançar ataques de hostilização o método sugerido pelos sacerdodes surtiria os seus efeitos positivos e quem sabe se calhar os índices de seroprevalencia cá haviam de se próximar aos verificadas nos país da africa ocidente.
Quanto a réplica indicando a melhor forma, esperei que estivesse a entender a minha linha de raciocínio. Eu acho que em relacção a esta problemática, nós os africanos devemos encontrar soluções internas. Porque em primeiro lugar o que tenho reparado, os ocidentais pretende com isto arrumar uma forma de nos recolonizar. Eles nos incutem a baixa estima, enquanto eles também não são lá grande coisa. Eu estou convencido que a questão do HIV ou a SIDA pode ter uma solução. Já andasse a muito tempo nisso e não se compreende como é possivel com o actual estágio do desenvolvimento cientifico e tecnológico até agora só se consegui a prevenção a custa da mudança do comportamento moral e a reduao de morte a custa de medicamentos que controlam o virus sem contudo curar. Meio mundo já está farto disto! Não me venham falar do tempo que levou a descoberta da cura de epedimias com a peste ou a tuberculose em seculos que lá vão por que o estágio do desenvolvimento era outro, mas mesmo assim conseguiu-se! Porque é que em relação a gripe das avés e a gripe suina a solução saiu logo? Quanto ao HIV conhecesse os mecanismos de transmissão, réplica e acção do microorganismo e até dizesse que o virus já foi isolado! Então o que falta? So, I think that we african shouldn’t look down on our self, pelo contrário penso que de cá poderia sair uma solução interna!
“Estas coisas de moral são complicadas por basearem-se e medirem-se pela consciência... Dai que a excluo mesmo da discussão...”dizes-no tu, mas com toda a razão! Pois se fizermos esta comparação simples: o macaco tem consciência? Não tem. O cão tem conscência não tem e o homem? Esse tem. Portanto a conciência é que o faz diferente dos outros animais. Efectivamente, a conciência é que o leva a ciência! Sem querer aprofundar, mas para aumentar o seu curriculum de conhecimentos, apenas lhe daria o sentido da palavra consciência: “A consciência é uma qualidade da mente, considerando abranger qualificações tais como subjectividade, auto-consciência, sentiência, sapiência, e a capacidade de perceber a relação entre si e um ambiente.” Portanto sem a consciência não existiria ciência nenhuma.
Portanto, sem botar moral neste debate, nada feito!
“...Não observam princípios rígidos capazes de resolver, de imediato, determinados problemas...” pois o imediatismo é inimiga da consciência.

Responder com Citação
Mensagem  
“Esta parte não constitui verdade pois, na Europa, o preservativo existe em toda a parte até nas casas de banho públicas onde os jovens podem cair em tentação a praticar o coito.”, Nas casas de banho de Moçambique, também abundam os preservativos, mas isso não é por si só sinonomo de que são usados na mesma medida.
Só lhe dar alguns dados estatisticos: em 2000 estimou-se que 3.700 mulheres por dia fazem aborto nos Estados Unidos da America, 52% das quais são de idade inferior a 25 anos, 32%. Mulheres com idades entre 20 a 24 contabilizam 32% da totalidade de abortos, 20% são adolecentes e 1,2% raparigas com menos de 15 anos. 64,4% de todos os abortos são atribuidos a mulheres que nunca se casaram. Caro Zé 3.700 abortos por dia é muito, né? Até a taxa de 500 infercções novas contaminação pelo HIV em Moçambique, já nos escandalizados. Perante estes dados reais onde está o preservativo e outros “...tipos de controlo de natalidade que a ciência ensina.” dos “estadunideses”?
Permita-se-me que lhe corriga, quando diz: “...Sobre a pílula se usa por parte dos jovens nas relações esporádicas para evitar doenças de transmissão sexual ( HIV,siffilis, gonorreias, etc)...”, a pílula não evita a transmissão de nenhuma doença que aqui enumenrou.
Sobre a tua pretenção de que o uso do preservativo é a varinha mágica para acabar com a epedimia sito-lhe um estrato de uma pulblicação: “Uma ampla revisão dos estudos de transmissão sexual do HIV, estimou que os preservativos podem reduzir o risco de infecção por HIV em aproximadamente 69% (variando de 46% a 82%).”, e o Zé mesmo assim queria que os sacerdodes fizesses nas suas homilias, as campanhas de sensibilização do uso do preservativo? Quanto a abstinencia e a fidalidade que eles apregoam se fossem devidamente acatadas e os seu adversarios se abstivessem de lançar ataques de hostilização o método sugerido pelos sacerdodes surtiria os seus efeitos positivos e quem sabe se calhar os índices de seroprevalencia cá haviam de se próximar aos verificadas nos país da africa ocidente.
Quanto a réplica indicando a melhor forma, esperei que estivesse a entender a minha linha de raciocínio. Eu acho que em relacção a esta problemática, nós os africanos devemos encontrar soluções internas. Porque em primeiro lugar o que tenho reparado, os ocidentais pretende com isto arrumar uma forma de nos recolonizar. Eles nos incutem a baixa estima, enquanto eles também não são lá grande coisa. Eu estou convencido que a questão do HIV ou a SIDA pode ter uma solução. Já andasse a muito tempo nisso e não se compreende como é possivel com o actual estágio do desenvolvimento cientifico e tecnológico até agora só se consegui a prevenção a custa da mudança do comportamento moral e a reduao de morte a custa de medicamentos que controlam o virus sem contudo curar. Meio mundo já está farto disto! Não me venham falar do tempo que levou a descoberta da cura de epedimias com a peste ou a tuberculose em seculos que lá vão por que o estágio do desenvolvimento era outro, mas mesmo assim conseguiu-se! Porque é que em relação a gripe das avés e a gripe suina a solução saiu logo? Quanto ao HIV conhecesse os mecanismos de transmissão, réplica e acção do microorganismo e até dizesse que o virus já foi isolado! Então o que falta? So, I think that we african shouldn’t look down on our self, pelo contrário penso que de cá poderia sair uma solução interna!
“Estas coisas de moral são complicadas por basearem-se e medirem-se pela consciência... Dai que a excluo mesmo da discussão...”dizes-no tu, mas com toda a razão! Pois se fizermos esta comparação simples: o macaco tem consciência? Não tem. O cão tem conscência não tem e o homem? Esse tem. Portanto a conciência é que o faz diferente dos outros animais. Efectivamente, a conciência é que o leva a ciência! Sem querer aprofundar, mas para aumentar o seu curriculum de conhecimentos, apenas lhe daria o sentido da palavra consciência: “A consciência é uma qualidade da mente, considerando abranger qualificações tais como subjectividade, auto-consciência, sentiência, sapiência, e a capacidade de perceber a relação entre si e um ambiente.” Portanto sem a consciência não existiria ciência nenhuma.

Responder com Citação
Mensagem texto corrigido 
Caro Albano, mais uma vez, o meu encorajamento e agradecimento pela tua participação neste fórum que é seguido por muita gente no nosso país como no estrangeiro. Na tua última réplica escreves: “mas penso eu que pecas e em absoluto nos pressupostos que gravitam e torno desta questão. Por um lado estabeleces a diferenciação entre ocidentais e Africanos e por outros diabolizas as autoridades religiosas, e sobre estas fundações constróis toda a teoria. Isto é tremendo!” Posso concordar que esteja a pecar na medida em que o meu tema é geral sem descer as particularidades. Isso quis eu fazer. Noto que muitas vezes fazes-me perguntas sobre casos particulares e com razão. O que me admira porem, pois não adiantas nenhuma proposta ao assunto. Esperava uma réplica indicando a melhor forma para se fecharem as portas da contaminação pelo vírus do HIV/SIDA...

“Sabia que os europeus não usam tanto assim o preservativo como se pode fazer crêr por aqui? O habito do uso da pílula anticonceptiva está sendo, ainda muito divulgado para a prevenção de gravidezes precoces entre adolescentes em muitos países da Europa incluindo Portugal”.
Esta parte não constitui verdade pois, na Europa, o preservativo existe em toda a parte até nas casas de banho públicas onde os jovens podem cair em tentação a praticar o coito. Só que o jovem europeu cedo tem companheira com quem “sai“ no dizer deles e com esta faz amor, enquanto nós estamos cheios de tabus e proibições. Sobre o preservativo se usa por parte dos jovens nas relações esporádicas para evitar doenças de transmissão sexual ( HIV,siffilis, gonorreias, etc) e quando as relações são permanentes usam a pilula. ( Nota que nestas relações os jovens envolvidos se conhecem muito bem, os exames medicos bem feitinhos, etc). Eles usam também outro tipo de controlo de natalidade que a ciência ensina. Eles sabem quando fazem amor e quando não o devem fazer. Aqui o aborto se pratica com muita frequência nos hospitais. Existem médicos que optaram pela linha do não aborto. Estes não são obrigados, gozam do direito de objecção de consciência. Além disso, se alguém ficar grávida involuntariamente e não quer a criança pode abandona-la no hospital e o ministério público tutela a criança dando-lhe pais adoptivos. Tudo isto ajuda a resolver problemas que podem nascer com a prática sexual livre dos cidadãos. Dai se conclui que a pilula não é muito usada pelos adolescentes mas por adultos depois de um bom estudo das consequências desta na mulher.

“mas ô zé, afirmações de estudiosos do HIV/SIDA apontam que a probabilidade de contaminação via sexual é de 1%, portanto esta não é a maior porta”. Poderia por favor indicar a tua fonte? Eu vou ler um pouco. Eu achava que para África a maior porta é esta.

“Eu também, bem queria saber porque é que a África austral é a maior afectada por esta epidemia. Os argumentos do atraso no desenvolvimento sócio económico não pega. Pois se fosse assim, por exemplo, no nosso país Maputo teria os índices mais baixo do país, pois é onde circulam todos os jornais, rádios, TV’s, panfletos até fofocas. Mas é o contrário!”.
Os meus argumentos estão dentro de um contexto e fora dele perdem valor aliás tornam-se ridículos como vês neste caso. No meu dizer referia que o desenvolvimento cientifico e tecnológico permitia a investigação e a informação sobre os perigos do HIV/SIDA e a ajuda bastante na solução do problema. Isto é tão verdade que a África é escrava das investigações dos outros países.

Por outro lado meu caro, qualquer cidade da África Austral é muito subdesenvolvida como: Pretoria Joanesburgo, Maputo e outras cidades visto na linha da gente que as povoa. Existe gente que estudou e continua, desculpa a expressão, a limpar-se o rabo com a palha e com o pau, defecar no mato meu caro. Esse é um bacharel ou licenciado. Chamas a esse desenvolvido? Nunca viu gente engravatada a “pichar” encostado aos camiões estacionados pelas ruas do Maputo e nas árvores dos passeios da nossa cidade? Pensas tu que os habitantes do Maputo lêem jornal e escutam rádio e televisão. Muita gente está a frente do televisor para ver novela e mais nada. Chamas a essa gente desenvolvida? Nas nossas cidades muita gente frequenta o curandeiro e dele recebe remédios para isto e para aquilo. Chamas a esses desenvolvidos? Para terminar te recordo o que disse sobre a miséria como má companheira e boa professora dos maus costumes. Isso podes encontrar quando contava a história das catorzinhas... Quero afirmar com tudo isto a injustiça da tua comparação e inserimento ao que disse. As nossas cidades devem ser povoados por verdadeiros civis (homens civilizados - com mentalidade científica e tecnológica). A Europa conseguiu isto meu irmão. Eles pensam certo e agem certamente tanto na ciência e tecnologia como na economia. Te convido ao meu tema sobre a mudança da mentalidade no imensis.
“Se fores a ver a moral é que diferencia o homem do resto dos animais. Nunca ouviste dizer esse que aquela pessoa é desumana por não ter moral, mesmo que ele seja tão inteligente. E a moral, zé, é um dos poucos valor que nunca muda com a historia da humanidade.”
Estas coisas de moral são complicadas por basearem-se e medirem-se pela consciência. Não observam princípios rígidos capazes de resolver, de imediato, determinados problemas. O Nosso problema é HIV/SIDA que deve ser erradicado de Moçambique e da África. A moral é muito geral e se funda na consciência e no agir humano nunca em dados científicos. Dai que a excluo mesmo da discussão. As morais religiosas pertencem aos religiosos e estes são apenas uma parte da sociedade. O resto quem os salvará?

Responder com Citação
Mensagem  
Muito obrigado meu caro Albano. Antes de tudo, quero pedir-te desculpas pelo erro cometido no meu dissertar anterior.Não dei conta que existia uma gafe sem sentido. Passo a corrigi-la já que, não consigo fazer correcção directamente ao texto que emiti. Onde se lê: “Sobre a pílula se usa por parte dos jovens nas relações esporádicas para evitar doenças de transmissão sexual.” deve ler-se: “ Sobre o preservativo se usa, por parte dos jovens, nas relações esporádicas para evitar doenças de transmissão sexual (HIV, sifilis, gonorreias, etc)...” Tenho a agradecer a ti Sr. Albano que notou esta gafe. A causa não é ignorância mas uma simples “gafe”. Mais uma vez peço imensas desculpas a ti e a todos que entraram em contacto com o texto. Procurei reeditar o texto para corrigir este erro mas, não consegui pelo que reepubliquei-o.
Pelos dados que destes meu caro, duma população americana, podemos chegar à conclusão que o preservativo é muito usado pois caso contrário os indicativos seriam muito mais elevados. Não vou refutar os teus depoimentos se me indicar onde os encontrastes e qual o método usado para se chegar a estas conclusões.
“Sobre a tua pretensão de que o uso do preservativo é a varinha mágica”...Eu nunca disse isso. Estás a colocar palavras na minha boca. “queria que os sacerdotes fizessem nas suas homilias, as campanhas de sensibilização do uso do preservativo?” Também nunca disse isso mas somente que não deviam proibir o seu uso. Essa campanha é das pessoas indicadas para isso. Eu nunca usei a palavra sacerdote nem homilia. Peço para não me fazer dizer coisas que não disse.
“Quanto a abstinência e a fidelidade que eles apregoam se fossem devidamente acatadas e os seus adversários se abstivessem de lançar ataques de hostilização, o método sugerido pelos sacerdotes surtiria os seus efeitos positivos e quem sabe se calhar os índices de seroprevalencia cá haviam de se aproximar aos verificadas nos países da áfrica ocidente.” Aqui discuto na medida em que os sacerdotes de que te referes, entram em contacto com uma parte da população e não com todos. Em segundo lugar este ensino o reconheces como não acatado devidamente por todos e assim, o método que sugerem passa a ser incompleto, inseguro e ineficaz para o objectivo a que nos propomos. Este método que o atribui aos sacerdotes não é deles mas, dos estudiosos que lutam contra o HIV. A autoridade religiosa adoptou-o por condizer com a doutrina deles. O verdadeiro metódo da autoridade religiosa e dos sacerdotes de que me falas para combater o HIV não o conheço. Eles falam da observação dos mandamentos da lei de Deus e só fazem bem. Isso devem fazer mas contrariar as propostas dos médicos não.
O problema dos adversários é conhecido por você. A África ocidental diminuiu, de certa forma, o contagio pela HIV, não por causa dos religiosos mas seguiram as instruções dos médicos e cinetistas e as resolucões regionais bem estudadas. Tomemos o caso de Uganda: tinha nos anos 89 o maior indice de serpositividade e hoje diminuiu bastante. Isto deveu-se a politica da saúde do governo e dos próprios ugandeses.
Eu não me defino como adversário dos sacerdotes mas, de um ensino da autoridade religiosa que exclui uma forma científica de prevenção da contaminação do HIV proposta pelos médicos e andar a ensinar isso por ai.
No lançamento do tema, não propus somente um método mas, tudo aquilo que a meu ver, achei como conveniente para se interromper a propagação do HIV. Gostaria de repeti-lo hoje, mais uma vez: “Sendo assim, podemos afirmar categoricamente que os países africanos devem caminhar e crescer no combate ao HIV/SIDA mediante uma solução radical dos problemas sociológicos, culturais, religiosos e políticos de que são vítimas. Devem unir-se em guerra aberta e sincera pela qualidade de vida dando-se totalmente para exterminar os grandes problemas que se lhes apresentam.”
Sou de acordo contigo aliás já o afirmei no lançamento do tema que os africanos devem resolver os problemas que os assistem. É claro que encontram problemas daquele género que também indiquei e continuo a indicar.
O problema da tendência do neo-colonialismo a culpa não está na europa mas é nossa. A nossa politica e a nossa visão sobre o bem comum ainda é muito limitada e permite que andemos a passo do camaleão e os europeus tomem dianteira na nossa politica social.
Na minha terra quis introduzir para o povo um tipo de cabritos resistentes à seca e às doenças. Trouxe um macho de muito longe para cruzar com os cabritos da gente da terra. Para isso deixei o bode na casa dos meus pais e eles permitiam que cobrisse muitas cabras dos vizinhos e paulatinamente a região estava a ter aquele tipo de cabrito resistente. Os meus pais passaram a ter maior número destes cabritos. Uns velhos resolveram meter cizania dizendo que não podiam ser ensinados a criar cabritos por um miúdo. Apanharam o macho e mataram. Aquela raça não podia ser desenvolvida por muitos ou por todos. Até hoje a minha zona não é boa criadora de cabritos embora o clima e outras condições o favoreçam e consequentemente, as crianças não tem leite, queijo, carne. Daqui podes deduzir o resto. Para se combater o HIV precisa-se de mudar a mentalidade antes de mais nada. Uma mentalidade técnica científica, uma noção do bem comum social, cultura de valores humanos,etc nos servem meu caro.
Os europeus não são culpados disto. Eles se preocupam com as coisas deles e nós esperamos que eles resolvam os nossos problemas.
“It is true we should not look down upon ourself but we must work hard.”
Sobre consciência não quero mais discutir já basta. Para mim a moral é uma limitação no combate do HIV/SIDA. A moral varia como variam as consciências.

Responder com Citação
Mensagem  
“...Eu nunca usei a palavra sacerdote nem homilia. Peço para não me fazer dizer coisas que não disse. “, “...Penso que´o dever desta autoridade é liderar os fiéis na vivência da fé, celebração litúrgica ensuma rezar....”, Afinal quando dizes “Autoridades Religiosas" a que te referes precisamente? e por ventura a homilia não faz parte da celebração litúrgica?

“...Aqui discuto na medida em que os sacerdotes de que te referes, entram em contacto com uma parte da população...”
“...Este método que o atribui aos sacerdotes não é deles mas, dos estudiosos que lutam contra o HIV...”, ô José e o que diz o segundo mandamento da Lei de Moisês. Por ventura não será: não cometerás adultério? Sinceramente eu ja não consigo acompanhar o teu fio de pensamento por estar enrolado demais! Podes dizer o nome do célebre cientista que inventou ou descubriu a fidelidade....kakakakakaakaakakaka!!!!!

“...o método que sugerem passa a ser incompleto,...” e qual é o método completo? É falar mal das autoridades religiosas, sugeria-las a remeterem-se à absentismo e o silencio perante questões sociais e incutir ao povo africano a baixa estima forcando analagias descabidas e falsas?

“....tinha nos anos 89 o maior indice de serpositividade e hoje diminuiu bastante.” Diminuiu para quanto, José? Esta afirmação é muito incompleta que não oferece nenhuma base para ser utilizadas para nada!

"...Pelos dados que destes meu caro, duma população americana, podemos chegar à conclusão que o preservativo é muito usado..."Essa é que é boa! Atão pra ti 3.700 mulheres por dia a fazerem aborto é pouco? valha-me Deus!

PS – Sabia que na época da escravatura os brancos acreditavam que negro não tem alma?

Mostrar os tópicos anteriores:
Responder a Mensagem Página 1 de 2
Ir à página 1, 2  Seguinte
Neste fórum, você Pode colocar mensagens novas
Pode responder a mensagens
Não pode editar as suas mensagens
Não pode remover as suas mensagens