|
Página 1 de 1
|
| Autor |
Mensagem |
dazas
Visitante
|
 Concelho Municipal
Com esperança de que os membros do CCCM leiam o meu drama. Vivo No alto-maé perto do tal colômbia sofro o barrulho daquela adega, com música até para lá das 21 todos os fins de semana. Quando Barulho começa fujo para a casa do campo que fica nas Mahotas. E lá está uma grande descoteca do tal Colete ou Lhoniphane Comercial no meio de residências. Também por lá não se dorme aos fins de semana.
Que é feito das regras sobre a poluição sonora?
Com tanta falta de espaços para escritórios e negócios em Maputo não haverá ninguém interessado em usar convenientemente o espaço daqula coLõmbia do Alto-máe?
O que faz o Conselho Municipal na realidade. Estradas e jardins é com o Dinheiro emprestado do Banco Mundia.
A cidade está um urinol. e os polícias camarários só estão para o Chapa. porque não pensarmso não só em sanitários públicos e polícias camarários a prender e multar o cidadão urinador público.
Acabaríamos com o urinador público sem acabar com os quiosques que têm licença para vender vela, revfrescos e outras nibharias mas que mais bvende cerveja.
O Pobre é mesmo o mais desfavorecido. Na cidade não há discotecas a barulhar para o público como a que me referi acima?
Colômbia é meso lá no tal do alto-maé
Barracas violam licenças venbdendo bebidas e tranformando a cidade em urinol mas niguém as fecha. E vejam a operação espelho contra o pobreco..
A próxima voto noutros. estes e antecessores mostraram que são eficientes apenas no controlo do chapa e perseguição do vendedor informal
|
| 25-04-2006 15:18 |
|
 |
moz free
Recente
Registo: 14 Jun 2006
|
Sabesa dazas o que o pessoal deveria fazer com o concelho municipal era criar um programa de comemorações do dia da ciadade e levar o comiche e os seus vereadores a dar um passeio pela cidade que eles conquistaram por voto,
esse passeio começava por uma volta de chapa até ao xipamanine ou xiquelene (...ai que dor nas costas), ou ainda ir de carro turismo (nem todos temos 4x4) a guava usando a rua via magoanine ou mesmo aquela das mahotas (... não dá p/ andar 500metros sem enterrar ou partir qualquer coisa...) e para terminar um pequenique junto de um dos vários montes de lixo pela cidade e junto aos mercados, e ja agora fim do dia na praia (...oxalá não faça vento e caia uma arvore velha na cabeça dos tipos)
unica coisa que funciona no municipio é a policia camarária pq todo o dia complica quem quer acidade bonita
CIDADÃO SOFRE
|
| 14-06-2006 15:32 |
|
 |
Visitante
|
 COnselho Municiapl
O conselho Municipal esta mesmo uma desgraca de tal forma forma que so reina chantagens e perseguicoes, as construcoes reduziram de forma drastica, arranca terrenos de froma sistematica, o vereador de ambiente e urbanizacao assina obras o que julgo haver conflitos de interesse com o cargo que ocupa, enfim so em Mocambique ... nao ha progresso nenhum e as coisas estao piores.. lixo e corrupcao e os vereadores so estao para fazer dinheiro ....
|
| 15-06-2006 14:46 |
|
 |
Comiche
Visitante
|
 A minha Gestão da cidade
Vós sabeis que como precisamos de aumentar receitas desencandearemos as seguintes acções:
-Multas pesadas para os quioques que vendem bebidas alcoólicas porque promovem poluição sonora e cidade urinol;
-Multas pesadas para quem urinar na rua( os polícias camarários serão espalhados pelas ruas mais imundas que já são autênticos urinois ;
-Multas pesadas para poluição sonora, afinal temos de garantir a tranquilidade de quem nos votou;
-Multas pesadas para os chapas que levarem mais de 15 pessoas para lotação de 15 lugares
-Multas pesadas para os que não pintam os prédios de 5 em cinco anos( assim estaremos também a criar emprego para os pintores e fábricas de tintas)
- começaremos a remover o lixo de verdade e só depoisé que vamos aumentar as taxas de lixo
Como vem estamos com muito boas intenções e teremos muito dinheiro. assim vamos poder mudar a face da cidadesem precisar de esperar outro mandato
Amanhã há mais
Brigadas móveis para controlar estas acções
|
| 04-07-2006 15:46 |
|
 |
muta´s
Visitante
|
 Resposta a Comiche
Caro mano Comiche
entendo o seu desespero em arrecadar cada vez mais receitas com essa formula de (multas pesadas x nº de municepes)= luxuoso 4x4, mas o povo tá cansado de pagar todos os meses a taxa de lixo que pelos calculos é uma verdadeira fortuna nas mãos do município, entende-se que o municipio tenha muitas despesas mas essas despesas são inerentes de má gestão ora do pessoal que lá não faz e nunca fará nada, de técnicos que só vão ao trabalho para localizar e despachar processos de amigos e pagadores conhecidos, polícia corrupta, roubo impune de peças dos carros para posterior venda nos dumba nengues, uso indevido dos bens do estado, etc...
Diga-me por favor (não a mim mas aos municepes) o porquê da reparação na totalidade de ruas secundárias (as que se localizam nop quadrado que vai da Av. Kim Il Sung - Julius Nyerere e Mao-tse tung e a Av. do zimbabwe) sem se preocupar em primeiro lugar com ruas de grande importancia tanto em termos comerciais como de circulação rodoviária como são os casos da Irmão Roby, fajardo, prolongamento da Julius Nyerere (mesmo em frente ao Xikelene)?
ja agora para quando a pavimentação da rua que vai das mahotas a Guava/Magoanine CMC porque não sei se ja deu conta mas Guava é a alternartiva de futuro para a expansão do município em termos de habitação? e a ligação entre a rua da beira e a praia da costa do sol olha que vem ai o verão e o nº de carros parece que duplicou este ano e a av. da marginal coitada até que venha o plano de alargamento vai aguentando
Falando da Costa do Sol a erosão ameaça mesmo e o que antes no início custava 1 agora já custa 10 porque as famosas brigadas ou vereações que deveriam identificar os problemas a pronto não funcionam meu caro não por falta de meios mas por falta de atitude, estão todos infetados por um espírito doentio do deixa andar onde ninguem é chamado a responsabilidade de nada pois no dia que alguém for chamado a responder pelos danos causados por mera falta de atenção sobre determinados assuntos ai sim veremos a corrida de autenticos "cães com o rabo entre as pernas" a procura de sabe-se la de quê...
Bem meu caro como ja viu os problemas da nossa cidade das acacias, a pérola do Indico são muitos e geri-la não é nada comparado com o famoso jogo "Sim City" onde se pode reiniciar sempre que perdemos aqui meu caro os erros pagam-se caro portanto dê uma vista de olhos sobre os que o rodeam, vá ao campo pare de lêr relatórios ou ouvir papo furado dos seus seguidores e ai meu caro verá o que realmente lhe rodea porque na minha opinião o seu maior pecado é pactuar com desmandos que poderiam ser sanados logo a primeira, portanto esqueça as multas pesadas e inclua na sua agenda " Sansões pesadas a todos aqueles que comprometam o bom andamento do município" abra uma linha verde estilo "disque e denuncie" onde o munícipe pode denuciar irregularidades
Um Abraço e A LUTA CONTINUA
|
| 05-07-2006 11:32 |
|
 |
muta´s
Visitante
|
 Mais uma do concelho municipal
Acho piada a rapidez com que a ordem de demolição do unico pilar da vida dos munícipes daquele quarteirão das Mahotas foi executada, não acharia piada se a mesma não viesse de uma instituição com milhares de processos por despachar, milhares de munícipes com pedidos de regularização das suas casas pendentes, e não fosse executada pela mesma instituição que reclama pela falta de meios para melhor gerir a cidade.
Não digo que discordo com as demolições pois o nosso digníssimo presidente do município e as suas equipes devem ter tido motivos que sobrem pra chegar a tão triste decisão porque ninguem gosta de tirar o pão de ninguém (pelo menos não é digno) e desde a tomada de decisão até a execução da mesma ainda que de uma forma precipitada e com as consequências que teve afinal não seriamos os primeiros a errar o alvo, os americanos já o fizeram com um avião comercial e alvos civis iraquianos lembram-se? portanto errar é humano "pior aquele que não tem a capacidade de perdoar"
O mais estranho nesta rapidez é que para qualquer acção onde se prevejam consequências extremas como o caso de um polícia que persegue um bandido mandam as regras dar um ou dois tiros de aviso para o ar, o que neste caso para o DCU seriam as demolições deveriam no mínimo ter lançado um pré-aviso senão um ultimato com um prazo estipulado sob o cumprimento de tal acção.
Enfim se amanhã vermos o tal quarteirão a ser ocupado por alguém importante ou a ser eguido no local uma grande quinta ai saberemos o porquê da rapidez, mas como diz Rosália N´boa "Tudo que sobe vem pr´a baixo de vez em quando alimentar-se"
porquê não seguir os exemplos da Venezuela, Brasil, India, Quénia, etc que são países que já tiveram problemas de assentamentos expontáneos 100 vezes piores que Maputo e que os trabalhos desenvolvidos na área de planeamento urbano com vista a solucionar o problema são excelentes, mandem os nossos técnicos para aprenderem se não sabem, leitura é muito importante não nos comportemos como Roberto Mugabe meus senhores que assim estamos a passos largos para a próxima ditadura...
|
| 07-07-2006 11:39 |
|
 |
Shinna Mondlane
Recente
Registo: 16 Jan 2006
|
 Conselho Municipal da Cidade de Maputo (CMCM)
Realmente o CMCM nada faz ou se faz algo é no papel e não proticando actos. Se o povo votou em Comiche, foi devido as boas promessas que não estão sendo executadas. Caro presidente do Municipio de Maputo acha bom e bonito dizer coisas lindas e fazer o contrario? Dizer que não existem carros para a recolha do LIXO não constitui a verdade. O que é feito do dinheiro que nós cidadãos maputenses pagamos como taxa de lixo? Em relação aos sanitários públicos parece que o CM gosta de ver as nossas belas Acácias a morrerem de tanto serem regadas com urina, existem tantos espaços vazios que poderiasse construir sanitários públicos afim de melhorar esta situação triste e irritante. Os camarários foram formados para o quê, todos dias tenho visto eles a atormetarem os pobres chapas já que pararam de levar os produtos das nossas mães nas ruas e arredores da cidade. penso que onde voves moram não conseguem ver esta situação que o povo está passando, como é que irá acabar a Coléra? saiam das vossas tocas e venham ver o que se passa do lado de cá. meus irmãos, eu sou da opinião de que deveriamo-nos reunir e tomar a mesma atitude que os alunos da escola Industrial fizeram, em vez de barrarmos as estradas com o LIXO, deveriamos fazer uma campanha de recolha do lixo para depositarmos no CMCM, para eles verem que já estamos cansados de comer o mesmo prato (LIXO), prato essse que só nos traz DOENÇAS.
CMCM VAMOS TIRAR O QUE ESTA NO PAPEL E IMPLEMEMTARMOS VISIVEIS EM PRÁTICAS.
|
| 12-07-2006 12:45 |
|
 |
Visitante
Visitante
|
 Que desmandos
A gestao de um municipio nao pode ser feita com base em perseguicoes, odios e invejas como tem feito o vereador Silva Magaia, para mim seria melhor a demissao desse Verareador
|
| 13-07-2006 09:08 |
|
 |
Pingue ponge
Visitante
|
 O minicipio
Nao Ha formula magiaca que possa acabar os problemas do Municipio da Cidade de Maputo,enquanto que a gestao dos recurso humanos interno nao forem saneado de modo que cria-se um instituicao saudavel.
Muitas das vezes que visito a os departamento e seccoes da Edil tenho aprecebido que muito dos seu funcionario nao estao altura da suas funcoes. Simplimente la estao por um favor e nao um dever de servir ao estado .
O problema do lixo, vias e acessos, parques publico , Habitacao e construcao nao possuem uma estrutura de comando individual com instrumentos legais para exgercer as sua actividades.Em muito dos caso os funcionarios desses departamento cada um faz das sua em proveito propio.
Como combater o lixo!
O problema as cidades grande e o lixo , mas como muito delas livra-se desse mal ?
-A subdivisao administrativa da cidade e um passo fundamental
-indentificar areas de maior producao e lixo:
Mercados
Lojas , bar ,restaurantes
Fabricas,armazens
Areas residenciasis
-Subdividir a recolha do lixo em categorias:
Domestico & industrial
Nb. Os produtores de lixo domestico tem uma taxa baixa e os industriais uma taxa alta.
- Cricao de pontos de tiragem de modo a evitar longos percursos entre a recolha e tiragem.
Bom isto sao mais ao menos dicas de um tese escrita por Mocambicano recentemente graduado pela South Bank University, disculpe-me por algum erro , o meu portugues ja anda enfurrujado
|
| 16-07-2006 10:03 |
|
 |
municipe atento
Visitante
|
 lavagem de viaturas nos passeios
carrissimos nao acham os senhores que Maputo tem muitos mais problemas por resolver em vez de andar por ai a tirar o pao desses jovens que lavam carros nos passeios"" que nem e um problema grave "" porque mesmo o vereador que emanou esta lei e beneficiario destes servicos.
senhores pensem com a cabeca pois quando voces aparecem nas televisoes, jornais como vereadores e acima de tudo como enginheiros voces sao respeitados mas de seguida quando cometem gafes desta natureza vai tudo por agua abaixo,... trabalhem e se quiserem pecam apoio que teram algum apoio limpem a cidade, tirem os vendedores que estam na fernao de magalhaes a vender roupa na estrada, questionem ao pacheco do porque de tanta criminalidade na v. cidade etc etc.
|
| 02-08-2007 11:35 |
|
 |
Dazas
Visitante
|
 Segurança no chapa e nos Bairros- Papel do Testemunho
Estou a imaginar que com testemunhas reduziria acidentes de viação e criminalidade, embora corrupção e inoperãncia da lei podem tramar.
1. No Chapa.
Se de benfica para a Cidade eu teno 3 controles de polícia de trânsito e o motorista com catar de condução´de Serviços Público tem Um cartam que a ser retiro é levando a ser carimbado no INAV ou sei lám aonde. Com 3 carimbos é lhe tirado a carta definitivamente. Porque lhe seria carimbado a carta?
Pois é: se os passageiros estão sempre a reclamar velocidade e má condução seriam aleatoriamente , uns 3 ou quatro , questionado sobre como ele conduziu desde benfica ou outro ponto qualquer. O testemunha é o passageiro. Sendo 3 controles que mandam parar aleatoriamente hoje escapa num mas é apanhado noutro controlo ou dentro de um mês pode ser apanhado. Ms que tal se a paragem junto da polícia para o questionamento for obrigatório para todos os chapas.
Requisits para o sistema funcionar
Sem currupção para ter outra carta;
sem possibilidade de inventar boletim de nascimento ou outro BI
Sem adulteração de documentos
|
| 07-01-2008 17:20 |
|
 |
xibulukwane
Visitante
|
 comiche e outros
o Sr Comiche deveria de comencar por visitar o Xiquelene, depois dar um volta por xipamanine, so esses dois exemplos lhe sao suficientes para lhe cairem a cara de vergonha. para nao falar da av. paulo samuel kakhomba recem asfaltada a escassos 2 meses que ja esta totalmente esburracada, por falta de qualidade..'e uma autentica vergonha.
as chuvas pioraram as coisas..esse senhor francamente nao merece a releicao.
salud
|
| 11-01-2008 14:16 |
|
 |
Visitante
|
 BURACO DA LENINE ESTÁ A ABRIR DE NOVO!!!
 Pois é, aquem por ali passar pode verificar que o solo está a abater de novo.
Seria bom que se prestasse atenção antes de que os valores a usar sejam exorbitantes.
Mais não disse.
F.J.
|
| 13-01-2008 19:39 |
|
 |
Visitante
|
Gerir uma Cidade não é fácil, o problema é que temos Vereadores que viveram nas palhotas e agora vevem em prédios cheios de grades, elevador danificado, paredes sujas a necessitarem de reabilitação e pintura, esgotos entupidos, lixo acumulado a entrada do prédio, vidros partidos, vendedores ambulantes sentados nos murro...enfim pensem bem na resolução destes problemas.
|
| 15-01-2008 00:48 |
|
 |
Visitante
|
No tempo do colono existiam na Cidade de Maputo os Mercados da Baixa, Mercado do Povo, Mercado da Malhangalene, Mercado do Xipamanineque que abriam as portas as 5 horas da manhã e encerravam as 15 ou 17 horas e não se vendia lá dentro bebidas alcóolicas. Hoje em dia são autênticos dumbanengs que albergam marginais e são os focos do lixo e da prostituição que puliferam pela Capital. A solução começa por encerrar o Estrela, Museu, Mandela, Xiquelene, Malanga, Mercado do Peixe e construirem Centros Comerciais ou Verdadeiros Mercados ou ainda organizarem Feiras mas que devem encerrar as 17 horas e quem for apanhado depois dessa hora lá dentro deveria ser preso.
|
| 15-01-2008 00:54 |
|
 |
Visitante
Visitante
|
 Caros Municipes
Bom dia caros municipes...
Eu entendo a vossa inquietação devido a poluição sonora que afecta não só o vosso bairro como os demais. Mas uma coisa voces tem que perceber o Conselho Municipal é responsável sim pelo cumprimento dos municipes no que diz respeito a velar pelo bem estado, mas este trabalho não é só feito pelo conselho Municipal. Nós como municípes devemos ajudar o Conselho Municipal...O que se verifica é que no dia que o municipe não vai aquela barraca que todos os dia toca musica alta é o dia que reclama, mas nos dias que la esta simplesmente contribue para o disturbio dos demais...
Vamos todos lutar... ajudemos o Conselho Municipal, porque Maputo, não é somente do Conselho Municipal é nosso como Cidadãos Moçambicanos
|
| 08-04-2008 12:09 |
|
 |
Magomane
Visitante
|
 Comiche trabalhou
Este homem trabalhou bastante. E mais , Honestamente. Por isso tem que pagar caro. Pior por ter mulher branca e falar contra marosana.
Vejam que o tipo nmãp podia acabar tudo de uma só vez. tinha que começar de algum ponto . Vamos lhe dar chance para o segundo mandato.
Mas ele deve abandonar escavadora, Acabar com os Urina -na -Rua e dar título a todos os que t~em terreno . parcelar e entregar muitos terrenos para a cidade crescer e trazer a crença de que a é possível ter terreno por requerer_ Agora a maioria não acredita.
Para o que o homenzinho fez,se não é o candidato da freli... chau frel........pelo menos nas municipais . quam semeia colhe
|
| 19-08-2008 21:47 |
|
 |
Visitante
|
Dr Comiche
Este homem esta a trabalhar vamos dar mais um voto de confianca para ele acabar tudo o ke comecou, sabemos ke muitos passaram por la e o ke fizeram nada mas hoje ja temos estradas, passeios, alguns esgotos,etc porque nao dar um voto de confianca nao e possivel fazer tudo em 5 anos, porque acho eu ke os primeios anos tinham ke fazer os esbolso dakilo ke iam executar ou fazer, pedir patrocinios todos nos sabemos ke os patrcinios nao caem do ceu levam muito tempo a serem desembolsados, aos poucos vemos a nossa cide a ficar bonita se dermos mais 5 anos pode ser ke a cidade esteje melhor, exte homem e honesto e tem feito coisas boas eu apoioeste candidato nao tenho nada contra os outros mas este, mas sei ke o Dr Comiche e a pessoa certa.
|
| 21-08-2008 21:28 |
|
 |
Sarduska
Visitante
|
 Comiche
Comiche foi penalizado por ter mulher branca e ainda por cima Tuga ???
ou
por ser máu presidente ?
|
| 04-09-2008 18:48 |
|
 |
Visitante
|
Gerir uma Cidade como Maputo não é fácil, foi fácil foi destruir aquilo que o colono conserva e limpava diariámente e que foi considerada umas das cidades mais lindas do Mundo. Reparem na arquitetura da cidade de Maputo apesar de estar quase toda mal conservada e a cair de podre? Digam alguma coisa!
|
| 04-09-2008 21:32 |
|
 |
|
|
Data: 08-09-2010 17:08 | Todos os tempos são GMT + 2 Horas
|
Página 1 de 1
|
Neste fórum, você Pode colocar mensagens novas Pode responder a mensagens Não pode editar as suas mensagens Não pode remover as suas mensagens Você Não pode votar neste fórum
|
|
|